
28 de setembro, de 2018 | 21:28
Datafolha: Bolsonaro tem 28%; Haddad registra 22% e Ciro, 11%
Ciro Gomes (PDT), com 11%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 10% e Marina Silva (Rede), com 5%
Nova pesquisa Datafolha divulgada na noite dessa sexta-feira (28) indica que Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, tem 28% das intenções de voto. No último levantamento do instituto, ele registrava a mesma pontuação.Fernando Haddad, do PT, subiu de 16% para 22%, segundo o Datafolha. Já Ciro Gomes, do PDT, oscilou negativamente de 13% para 11%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Geraldo Alckmin, do PSDB, continua estagnado, com 10% dos votos (tinha 9%). Marina Silva, da Rede, registrou 5% (tinha 7%). Em seguida vêm João Amoêdo (Novo), com 3% das intenções de voto; Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), com 2% cada um; Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (Patriota), com 1% cada um. José Maria Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram. Brancos e nulos somam 10%. Não souberam ou não responderam 5%.
A nova pesquisa Datafolha ouviu 9.072 eleitores em 349 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação BR-08687/2018.
Outra pesquisa, de sexta-feira:
Pesquisa XP/Ipespe: Bolsonaro tem 28%, mas perde de Haddad em 2º turno
Rejeição aos presidenciáveis
O Datafolha também mediu a rejeição dos treze presidenciáveis entre o eleitorado, perguntando aos entrevistados em quais candidatos eles não votariam de jeito nenhum. A soma dos números é superior a 100% porque os eleitores podem indicar mais de um candidato na resposta.
Jair Bolsonaro continua como o mais rejeitado, com 46%, três pontos porcentuais a mais que na pesquisa anterior. Em seguida vêm Fernando Haddad, cuja rejeição passou de 29% para 32%; Marina Silva, de 32% para 28%; Geraldo Alckmin, que se manteve em 24%; e Ciro Gomes, de 22% para 21%.
Vera Lúcia é rejeitada por 18% dos eleitores; Cabo Daciolo, Guilherme Boulos e José Maria Eymael, por 17% cada um; Henrique Meirelles, por 16%; Alvaro Dias, por 15%; João Amoêdo e João Goulart Filho, por 14% cada um.
Responderam que rejeitam todos ou não votariam em nenhum 4% dos entrevistados. Não rejeitam nenhum ou votariam em qualquer candidato 2%. Não souberam responder 4% dos eleitores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]