PREF IPATINGA KITS ESCOLARES 02 - 728X90

24 de setembro, de 2018 | 14:01

TJMG agenda mais de 20 mil audiências para Semana Nacional da Conciliação

Solicitações para agendamento podem ser encaminhadas até o dia 15 de outubro

Alex Ferreira / Arquivo DA
A solicitação pode ser feita independentemente da fase em que se encontra o processoA solicitação pode ser feita independentemente da fase em que se encontra o processo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebe solicitações de interessados em agendar audiências de conciliação para a 13ª Semana Nacional da Conciliação em 2018 até o dia 15 de outubro. Balanço parcial apurado em 21 de outubro aponta para 20.206 audiências agendadas.

A Semana, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está programada para os dias 5 a 9 de novembro. Os Juizados Especiais (no interior do Estado) possuem o maior número de audiências marcadas, 8.884. Seguem a Justiça Comum com 6.668, os Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) 3.589 e diretamente no Canal Quero Conciliar com 1.105 pedidos de audiências.

Os interessados em agendar audiência de conciliação para esse período devem fazer a solicitação diretamente no processo ou através do canal Quero Conciliar no Portal TJMG. A solicitação pode ser feita independentemente da fase em que se encontra o processo.

Nos Cejuscs, as comarcas que mais possuem audiências agendadas são Belo Horizonte e Vazante com 1.590 e 435, respectivamente. Em Minas Gerais, há 128 Centros aptos a participarem da Semana Nacional da Conciliação. As comarcas que não possuem Cejuscs também podem marcar as audiências, cuja realização ficará a cargo do juiz da vara por onde tramita o processo.

Cultura da conciliação

O juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, à qual estão vinculadas várias iniciativas voltadas para a conciliação e mediação, comenta que Semana Nacional da Conciliação tem por principal objetivo disseminar a cultura da conciliação como método mais rápido de solução de conflitos. As ações mais comuns passíveis de acordo são aquelas relativas a direito do consumidor, contratos bancários, telefonia, guarda e visitação de filhos, pensão alimentícia, condomínio e locação.

A conciliação é uma forma alternativa de resolver conflitos por meio do diálogo. Ela pode ser realizada antes que o conflito resulte em um processo ou mesmo durante uma ação judicial.

Acesse o formulário para processo que está na primeira instância (fórum da comarca).

Acesse o formulário para processo que está na segunda instância (TJMG).

Essa alternativa pode ser solicitada por qualquer uma das partes que demonstrar a vontade de resolver o problema. Desse modo, é marcada uma audiência para que as pessoas envolvidas compareçam perante o conciliador ou o juiz em busca do acordo.

A conciliação é uma forma de solucionar diversas causas, como negociação de dívidas, problemas com contratos, prestações de serviços, entre outros. Saiba mais sobre conciliação, mediação e cidadania.

Convênio

As conciliações realizadas durante a semana nacional são chamadas processuais, ou seja, quando o processo já está em tramitação na justiça. No entanto, a solução do conflito pode ser efetuada antes de um processo judicial ser iniciado, por meio da conciliação pré-processual ou informal.

Nesta modalidade, o próprio interessado pode buscar a solução do conflito, com a ajuda dos conciliadores e mediadores que atuam nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs). O Tribunal de Justiça também firmou convênio com diversas entidades para instalação de Postos de Atendimento Pré-Processual (Papre) e de Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (PACE) em diversas localidades mineiras.

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos funcionam o ano inteiro, realizando audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais.

Consulte os endereços dos Cejusc e dos postos de atendimento pré-processuais na página da Conciliação, Mediação e Cidadania, no Portal TJMG.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário