22 de setembro, de 2018 | 15:03

Obras da MG-760 devem entrar em nova fase

A terraplenagem, entretanto, foi feita até a entrada do povoado dos Antunes

Enviada por leitor
Parte do maquinário está parada ao longo da rodovia, na entrada de Mundo Novo Parte do maquinário está parada ao longo da rodovia, na entrada de Mundo Novo

A pavimentação da MG-760, estrada que liga o Vale do Aço à Zona da Mata, ainda está abandonada nas proximidades do povoado de Santo Antônio da Mata, em Marliéria. A terraplenagem, entretanto, foi feita até a entrada do povoado dos Antunes. Apesar do ritmo lento, responsáveis pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DEER-MG) e Tamasa Engenharia Ltda, vencedora da licitação, afirmam que a obra não foi paralisada.

Por telefone, o diretor da Tamasa, Marcos Miguel Reis Tavares, informou ao Diário do Aço que o andamento das obras está dentro do cronograma e que o asfaltamento é apenas uma das fases da pavimentação. “Os usuários da via estão reclamando que as obras não estão andando. Mas, na realidade, antes de aplicar a massa asfáltica é necessário fazer uma série de procedimentos como a terraplenagem, base e compactação”, pontua Marcos.

Em nota, o DEER informou que “Os serviços de pavimentação devem ser retomados na próxima semana, em Santo Antônio da Mata”. O órgão ainda garantiu que as chuvas não atrapalharão o cronograma de entrega das obras que está previsto para o fim de 2019.

“Mesmo com as chuvas, estão previstas as execuções dos serviços de drenagem e proteção ambiental. O prazo de entrega da obra permanece inalterado, bem como os recursos assegurados até o fim deste ano. Além disso, os pagamentos da empresa estão em dia”, assegura o DEER.

O trecho da MG-760 asfaltado, entre Cava Grande e Santo Antônio da Mata, totaliza um pouco mais de 7 quilômetros e foi pavimentado nos três primeiros meses da obra. Desde então, se passaram nove meses, mas nenhum quilômetro foi asfaltado neste período, por isso surgiram as reclamações.

No mês passado, o “Movimento 760 Asfaltada Já” realizou manifestação na estrada em protesto contra a morosidade nas obras. O movimento ainda denunciou que muitos trabalhadores foram dispensados e salários parcelados.

Histórico da MG-760
A obra de pavimentação foi iniciada no dia 3 de setembro de 2013, e paralisada no dia 1 de dezembro de 2014, por causa de uma ação movida por ambientalistas, na Justiça, em que questionaram pontos do licenciamento ambiental e exigiam o atendimento de condicionantes ambientais para proteger o Parque Estadual do Rio Doce, uma vez que a estrada corta um trecho da zona de amortecimento da reserva de mata atlântica.

Depois de quatro anos para ajustes às adequações ambientais, os primeiros quilômetros foram asfaltados no ano passado. A pavimentação foi iniciada nas proximidades do canteiro de obras da empresa Tamasa (vencedora da licitação) a 600 metros do distrito de Cava Grande, em Marliéria. A obra, de 57 quilômetros de extensão, tem orçamento de R$ 110.930.599,83, conforme uma placa afixada em Cava Grande, custeada com recursos estaduais. A pavimentação desse trecho, que margeia uma parte do Parque Estadual do Rio Doce, é esperada há mais de 30 anos pelos moradores do Vale do Aço e da Zona da Mata mineira.
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Comentários

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Joao Simão

23 de setembro, 2018 | 12:49

“E o tal do Celinho pede voto ainda encima dessa obra!”

Zé Lelé

23 de setembro, 2018 | 09:36

“Mais uma novela”

Paulo Cesar Reis - Pc

23 de setembro, 2018 | 00:05

“Este povo do DER pensa que somos idiotas mesmo né. Agora, 15 dias das eleições, querem amaciar as coisas. É brincadeira!”

João Larvinha

22 de setembro, 2018 | 22:42

“Entrar na fase do parar de vez? Mais uma vez fizeram campanha com essa MG. Vergonha!@@”

Carlos Roberto dos Santos

22 de setembro, 2018 | 21:41

“,Infelizmente, basta se aproximarem as eleições para recomeçarem com as previsões e promessas de que agora vai,”

Cleyder Castro Corrêa

22 de setembro, 2018 | 20:56

“Parem de enganar as pessoas!
A cada eleicao aparecem usurpadores de votos, dizendo "trabalharem" para a construção dessa maldita estrada fantasma, movimentam equipamentos e fazem promessas que só beneficiam geracoes de familiares dessas turmas de abutres, que vem o trabalho como sacrifício e a corrupção como artifício de sobrevivência, uma vez que não prestam para nada, políticos sem representatividade politica, apenas representam interesses próprios, deixando o povo no engano, acorda povo, pagamos por este asfalto há décadas, não acreditem que está estrada será feita para o povo, somente será pavimentada quando o setor econômico de logística da região necessitar.
Enfim, parem com este estelionato eleitoral!”

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