22 de setembro, de 2018 | 06:32

Equipe que aplicará o Enem 2018 em Minas Gerais recebe capacitação em Belo Horizonte

O Inep se prepara para aplicar o Exame para 5.513.684 participantes

Agência Brasil
O Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileirosO Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros

A equipe que atuará na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 em Minas Gerais começa a ser capacitada neste fim de semana, 22 e 23 de setembro, em Belo Horizonte. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) percorre o Brasil com o objetivo de garantir que a aplicação do Enem seja padronizada em todo o país. Nesse fim de semana, em Belo Horizonte, serão capacitados 556 coordenadores municipais, coordenadores de local de aplicação e assistentes. Haverá outra capacitação nos dias 29 e 30 de setembro para mais 526 pessoas. O Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros. O Inep se prepara para aplicar o Exame para 5.513.684 participantes.

Nesta edição, a capacitação presencial tornou-se regionalizada. Isso significa que os coordenadores de local de aplicação de cidades localizadas a até 105 km do polo de capacitação também recebem as instruções sobre como aplicar o Exame de forma padronizada pelos instrutores do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Antes, os próprios coordenadores municipais, após receberem a capacitação do Inep, realizavam o treinamento em suas cidades de atuação. A capacitação presencial é uma das etapas de preparação dos cerca de 500 mil envolvidos com a aplicação das provas do Enem. Com oito horas de duração, a programação inclui vídeos, dinâmicas, simulações e exercícios para reforçar as regras e os procedimentos de aplicação, padronizados em todo o Brasil.

Todos que atuam no Enem também precisam passar por uma capacitação na modalidade a distância, que exige rendimento mínimo de 50%. A história do Enem nos últimos 20 anos é o tema condutor que guia a capacitação deste ano. No dia do Exame os coordenadores de local de aplicação ainda capacitam os chefes de sala, aplicadores e fiscais.

Segurança

Os operadores logísticos e de segurança do Enem 2018, de todas as regiões brasileiras, também estão sendo capacitados pelo Inep, desde o mês de agosto. A ação visa habilitar os colaboradores envolvidos na operação de segurança para a realização do exame e padronizar as ações.

Serão capacitados representantes do Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas), dos convênios celebrados entre o Inep e as Secretarias de Segurança Pública (SSP), das diretorias regionais dos Correios, além dos coordenadores dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE) e dos coordenadores estaduais das instituições aplicadoras. Nesse sábado (22) serão capacitadas 74 pessoas das equipes das regiões Sul e Sudeste, também em Belo Horizonte. Todas as capacitações serão acompanhadas por servidores da Diretoria de Gestão e Planejamento do Inep, representantes do Ministério da Defesa, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário