18 de setembro, de 2018 | 15:50
Cansaço e esgotamento mental X Nutrição
Nayara Santos Zímer *
"É preciso alimentar-se contra o esgotamento mental isso significa nutrir corpo e mente, ter um tempo para você”Em escala mundial pessoas passam por cansaço ou esgotamento mental. Sejam de origem do trabalho diário, ou do tempo voluntário dedicado a aparelhos tecnológicos como celulares, tablets, jogos, entre tantos outros, ou ainda da mistura de tudo isso aliado à vida pessoal. Vale lembrar, porém que, a alimentação e sua qualidade, quantidade e variedade estão diretamente envolvidos.
Pessoas que experimentam um nível elevado de estresse diário, podem não perceber os perigos de seu estilo de vida. Alguns efeitos colaterais originados deste período só são realmente identificados, quando um considerável prejuízo na saúde já se deu. Enquanto o estresse natural causa cansaço e fadiga esporádicos, o crônico pode causar males e doenças como depressão, obesidade, diabetes, hipertensão, infecções virais, desordens cognitivas e distúrbios psiquiátricos de toda ordem.
Ao fim do dia, ou mesmo ao iniciar mais um dia, pessoas que sofrem de esgotamento experimentam exaustão emocional, cognitiva e física, e isso gera consequências extremamente negativas, a partir das quais é necessário longo tempo de tratamento. Um corpo em esgotamento mental e malnutrido pode apresentar sinais como exaustão, falta de motivação, frustração, falha na memória curta e longa, insônia, irritabilidade, escolhas de vida pouco saudável, esta última que pode levar desde má alimentação, a dependência química das mais diversas, até mesmo pensamentos suicidas.
Em todos esses males há o desequilíbrio nutricional que, não pôde ser suprido em momento devido, os subsídios necessários sejam eles intestinais, neuronais, hepáticos entre outros necessários para o equilíbrio do corpo e seu funcionamento. Algumas vitaminas e minerais como a A,C,ZINCO,B12 entre outras, dentre suas demais funções, tem ação específica no equilíbrio da saúde mental e sua carência em longo prazo ou seu aporte insuficiente pode levar, por exemplo, a depressão. Estudos mostram que o déficit de vitamina B12 essencial para o equilíbrio do sistema nervoso central (SNC), pode levar a quadros de depressivos.
Vendo por este ângulo, nota-se o quanto a alimentação é responsável por muito mais que questões estéticas. Da mesma forma que os benefícios são endógenos- exógenos, ou seja, de dentro para fora os malefícios deste desequilíbrio também. É preciso alimentar-se contra o esgotamento mental isso significa nutrir corpo e mente, ter um tempo para você, praticar alguma atividade física/corporal que goste ir ao tetro e cinema, sentir o vento, ler um livro. Pensar no que coloca dentro da sua cozinha, comprar consciente, comer pensando no seu alimento, não no telefone ou nos problemas do trabalho.
Esses são pequenos cuidados que se pode ter consigo mesmo, porque o esgotamento não é um mero cansaço, é um colapso no sistema causado por pequenos descuidos diários.
* Nutricionista (CRN9:19002). Graduada em nutrição pela faculdade Pitágoras de Ipatinga. Pós-graduanda em Nutrição Oncológica - Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduanda em Nutrição Materno infantil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











