DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

17 de setembro, de 2018 | 17:34

TRE-MG defere candidatura de Dilma Rousseff ao Senado

Entre os pedidos de impugnação apresentados ao TRE, o motivo mais recorrente dizia respeito ao impeachment, sofrido por Dilma, em 2016

Divulgação
Membros do Partido Novo e da sociedade civil solicitaram que fosse barrada a disputa da ex-presidente ao LegislativoMembros do Partido Novo e da sociedade civil solicitaram que fosse barrada a disputa da ex-presidente ao Legislativo
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) definiu em julgamento realizado nessa segunda-feira (17), a validade da candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ao Senado. Por quatro votos a três, a ex-presidente do Brasil, que lidera as intenções de voto ao Legislativo, fica liberada para disputar uma das duas vagas disponíveis no parlamento.

Candidatos de âmbitos estaduais e federais, o diretório estadual do partido Novo e membros da sociedade civil haviam solicitado ao TRE-MG que barrasse a disputa da ex-presidente ao Legislativo. Entre os pedidos de impugnação apresentados ao TRE, o motivo mais recorrente dizia respeito ao impeachment, sofrido por Dilma, em 2016. A justificativa era a de que a ex-presidente se tornaria inelegível por uma condenação em colegiado.

Entretanto, em parecer enviado ao Tribunal, o Ministério Público Eleitoral alegou que, durante o processo de impedimento de Dilma, o Senado deliberou sobre o afastamento do cargo, mas manteve o direito político de concorrer em eleições. “A nosso ver, a decisão do Senado Federal de realizar o ‘fatiamento’ do julgamento é insuscetível de revisão judicial por esse egrégio Tribunal Regional Eleitoral”, afirmou o procurador regional Angelo Giardini de Oliveira.
Os autores dos pedidos de impugnação podem ainda recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os juízes Ricardo Matos, João Batista, Paulo Abrantes e Pedro Bernardes foram os que votaram em favor do deferimento da candidatura. Já Fonte Boa, Nicolau Lupianhes e Rogério Medeiros foram contrários ao deferimento. (Com informações do TRE-MG)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho

18 de setembro, 2018 | 11:35

“Não são todos Sebastião. Apenas os alienados que não procuram se informar e que adoram ser roubados, e, é lógico entendem muito pouco daquilo que eles mesmos falam, votam nessa incompetente. Esse é o perfil daqueles que elegem os mesmos corruptos nas eleições municipais. Mas há uma parcela até significativa da população que deseja mudança. Essa parcela é aquela que busca se informar em meios de comunicações independentes, votam em candidatos ficha limpa e não têm político de estimação. Não são vândalos e nem são pagos para ir em manifestações e nem vendem seu voto.”

Leoncio Simoes

18 de setembro, 2018 | 08:57

“Brilhante comentario sebastiao.”

Leoncio Simoes

18 de setembro, 2018 | 08:11

“Este pais e ima vergonha,lugar onde o crime
Compensa.”

Sebastião

17 de setembro, 2018 | 20:35

“Uma pessoa como ela que fez um (des)governo, que fez questão do Temer como seu vice e que deixou todo esse caos econômico; está bem contada em Minas...Realmente cada povo tem o governo que merece.”

Envie seu Comentário