Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de setembro, de 2018 | 17:40

Confira as melhores maneiras de aproveitar intercâmbio de trabalho e estudo

Especialista dá dicas importantes para quem quer encarar essa vivência no exterior

Reprodução
Antes de tudo, é indispensável saber em quais países é possível tirar o visto que permite trabalhar com o de estudarAntes de tudo, é indispensável saber em quais países é possível tirar o visto que permite trabalhar com o de estudar

Mudar para outro país para trabalhar e estudar é uma escolha popular em muitas partes do mundo. De acordo com a companhia Finaccord, se estima um número de 66.2 milhões de pessoas trabalhando longe de seus destinos de origem em 2017, e isso deve aumentar nos próximos anos. O interesse dos brasileiros por trabalho no exterior também cresceu.

Como é um programa que oferece a possibilidade de ao mesmo tempo em que aprende-se uma nova língua contar com um dinheirinho extra entrando na conta, acaba sendo uma opção mais acessível. Além disso, favorece a troca de experiências culturais e, em certos casos, é possível melhorar o networking em uma carreira específica ou até mesmo repensar a escolhida.

Por isso, a especialista, Jéssica Carvalho, listou QUATRO dicas para aproveitar ao máximo a experiência de trabalhar e estudar fora do país:

PESQUISAR OS DESTINOS

Antes de tudo, é indispensável saber em quais países é possível tirar o visto que permite trabalhar com o de estudar e, desses, qual se encaixa melhor em seus objetivos, valores e até mesmo quais os programas oferecidos. “Nos Estados Unidos, por exemplo, mulheres entre 18 e 26 anos podem trabalhar como Au Pair, ganhando, além de uma ajuda de custo mensal, casa, alimentação e uma bolsa de estudos no valor de USD 500. Já na Austrália e Nova Zelândia o intercambista deve seguir o ensino progressivo, podendo iniciar em um curso de inglês e depois especializar-se em um profissionalizante. Isso dá a oportunidade de permanecer no destino, criando vínculos empregatícios e investindo em seu currículo”, comenta.

ABRIR-SE ÀS OPORTUNIDADES

Ao encarar a experiência de trabalhar em outro país, é importante estar disposto a aceitar os diversos trabalhos que possam aparecer, o objetivo principal do programa continua sendo o estudo. “A experiência é válida justamente pelo contato com outras pessoas e com o idioma em situações do dia a dia, por isso aproveite para colocar em prática tudo que aprendeu na sala de aula”, completa Jéssica.

NETWORKING

De acordo com a EY, uma das maiores empresas de serviços profissionais do mundo, 41% dos profissionais gostariam de aumentar sua rede de contatos, mas acham que não tem tempo suficiente para fazer isso. No intercâmbio o estudante encontrará o momento ideal para expandir seus contatos.

Esse contato com os colegas nativos ou estrangeiros, além de ser uma chance de aperfeiçoar o idioma, é uma grande oportunidade de criar um networking, ou seja, uma rede de contatos profissionais para futuros projetos, no próprio país ou até mesmo no Brasil. “Alguns de nossos clientes encontram oportunidades de trabalho em áreas muito próximas àquelas que eles atuam aqui no Brasil. Manter contato com profissionais de outros países, enriquece sua lista de contatos e seu repertório também”, explica.

APRENDA COM UMA NOVA CULTURA

Estudar um idioma em outro país já é uma ótima conquista para o currículo, mas fazer parte do dia a dia de uma empresa no exterior pode dar uma verdadeira alavancada para quem busca o sucesso profissional e crescimento pessoal. “Essa é a oportunidade de começar a pensar fora da caixa, de expandir sua perspectiva global. Experimente novos costumes e aprenda com as diferenças culturais, estudar no exterior vai te dar uma nova visão, não apenas em disciplinas acadêmicas e profissionais, mas também no modo de vida”, comenta Jéssica Carvalho, especialista da CI.

Uma experiência internacional pode significar uma alavancada rápida na carreira. “Em um mercado de trabalho competitivo, as habilidades adquiridas com o trabalho no exterior são um diferencial que farão do intercambista não só o candidato ideal para a vaga, mas a escolha preferida das empresas”, completa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas