07 de setembro, de 2018 | 10:00

Em que área os candidatos à presidência são formados? Conheça os cursos

Graduações em Ciências Humanas são maioria

Divulgação
Este ano, 13 nomes pretendem ocupar o Palácio da Alvorada, em BrasíliaEste ano, 13 nomes pretendem ocupar o Palácio da Alvorada, em Brasília

Daqui a um mês, mais de 147 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas escolher seus representantes para os cargos de deputados federais, estaduais ou distritais, senadores, governadores e quem comandará a Presidência da República pelos próximos quatro anos.

Este ano, 13 nomes pretendem ocupar o Palácio da Alvorada, em Brasília. Envolvidos em polêmicas, Lula e Bolsonaro enfrentam problemas em suas candidaturas. O petista, preso desde o dia 7 de abril, foi enquadrado na Lei de Ficha Limpa e consta no site do Tribunal Eleitoral Superior como inapto. O PT tem até 20 dias antes do pleito eleitoral para substituí-lo oficialmente. Por enquanto, a campanha é liderada pelo atual candidato a vice, Fernando Haddad. Já Bolsonaro denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crime aguarda julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quinta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitaram duas outras contestações, aprovando por unanimidade a candidatura do militar.

Na hora do voto, diversas questões são levadas em conta pelos brasileiros: trajetória política, experiência, gênero, idade... E a formação? Entre os possíveis representantes do Brasil a maioria possui ensino superior. Conheça um pouco da vida acadêmica de cada um deles.

Alvaro Dias
Candidato do Podemos, Alvaro Fernando Dias, tem 73 anos e nasceu na cidade de Quatá, em São Paulo. Alvaro possui licenciatura em História, formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina.

Cabo Daciolo
Benevenuto Daciolo Fonseca Dos Santos, mais conhecido como Cabo Daciolo, tem 42 anos e disputará a presidência pela primeira vez. Deputado federal pelo Rio de Janeiro, eleito nas eleições de 2014, Cabo Daciolo é pastor evangélico e bombeiro. Formado em Turismo, Daciolo não exerceu a profissão.

Ciro Gomes
Ciro Ferreira Gomes tem 60 anos e nasceu na cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo, mas mudou-se ainda criança para o Ceará. Candidato do PDT, Ciro Gomes é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1995, após deixar o Ministério da Fazenda, Ciro estudou como pesquisador-visitante na Escola de Direito de Harvard.

Eymael
Candidato pelo Democracia Cristã, José Maria Eymael tem 79 anos e cursou Filosofia e Direito na PUC – Rio Grande do Sul. Possui especialização em Relações Públicas.

Geraldo Alckimim
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, representante do PSDB à presidência, tem 65 anos e nasceu no município de Pindamonhangaba, em São Paulo. Cursou Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté e é pós-graduado em anestesiologia.

Guilherme Boulos
Com 36 anos, Guilherme Castro Boulos (PSOL) é o candidato mais novo a concorrer pela presidência. É formado em Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP). Escritor, ativista político e coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Boulos possui mestrado em psiquiatria na Faculdade de Medicina da USP.

Henrique Meirelles
Com 73, o candidato do MDB à presidência Henrique Meirelles nasceu em Anápolis, interior de Goiás. É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (UPS). Possui ainda MBA em Administração do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Meirelles cursou Advanced Management Program (AMP), em Harvard.

Jair Bolsonaro
Jair Messias Bolsonaro nasceu na cidade de Campinas, em São Paulo, e tem 63 anos. Membro das Forças Armadas e deputado federal pelo Rio de Janeiro desde 1991, Bolsonaro é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Cursou também Educação Física na Escola de Educação Física do Exército. Concorre à presidência pelo PSL.

João Amoêdo
João Dionisio Filgueira Barreto Amoêdo tem 55 anos e é candidato à presidência do Partido Novo. Sem experiência na vida política, Amoêdo construiu sua trajetória no setor privado, como banqueiro. Cursou simultaneamente Engenharia Civil, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Administração de Empresas, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

João Goulart Filho
Candidato do Partido Pátria Livre (PPL), João Goulart Filho é filho do ex-presidente João Goulart, tem 61 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Formado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio Grande do Sul. Goulart Filho é poeta e escritor.

Lula*
Luiz Inácio da Silva, o Lula, tem 72 anos e nasceu em Garanhuns, no Pernambuco. Lula possui formação técnica como torneiro mecânico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Embora presente na campanha comandada pelo seu vice, Fernando Haddad, a candidatura de Lula está classificada como indeferida com recurso no site do Tribunal Superior Eleitoral. Agora o PT tem até 20 dias antes do pleito eleitoral, no dia 7 de outubro, para substitui-lo oficialmente.

O vice candidato do partido à presidência, Fernando Haddad, é formado em Direito na Universidade de São Paulo (USP) e possui especialização em Economia e doutor em Filosofia, pela USP, onde foi professor de Teoria Política Contemporânea da universidade.

Marina Silva
Candidata à presidência pelo Partido Rede, Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima tem 60 anos e nasceu em Rio Branco, a capital do Acre. Filha de seringueiro e dona de casa, Marina se alfabetizou aos 16 anos e, após dez anos, formou-se em História na Universidade Federal do Acre. Marina possui ainda duas pós-graduações: Teoria Psicanalítica, na Universidade de Brasília, e Psicopedagogia, na Universidade Católica de Brasília.

Vera Lúcia
Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado tem 51 anos, nasceu em Inajá, no Pernambuco, e é a candidata do PSTU à presidência. Vera é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Vera já trabalhou em uma fábrica de calçados, foi datilógrafa, garçonete e hoje é ativista sindical.

Roberto Paim – Ascom Educa Mais Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Aht

07 de setembro, 2018 | 00:16

HUMOR NEGRO, AMARELO, VERMELHO E AZUL

A INGUINORÂNÇA É QUE ASTRAVANCA O PROGRÉSSIO!



Hoje à tarde, depois da notícia que o candidato Bolsonaro supostamente teria sofrido um atentado, uma ouvinte perguntou no programa interativo da rádio comunitária, da cidadezinha onde resido: "É verdade que o Bolsonaro já está incomodando muitos, só porque tem muitas chances de ser eleito presidente do Brasil?"

O locutor, viciadamente irônico e contrário ao lulopetismo, não demorou nem três segundos, e metralhou:

"Sim, cara ouvinte. Ele incomoda muita gente. Incomoda a mídia contaminada por jornalistas esquerdistas formados e ideologitizados em faculs federais e estaduais.

Sim, incomoda aos milhões de brasileiros crentes que o Lula é o salvador da pátria, e que pode existir tudo grátis, ou quase. Por exemplo,

# Grátis: 5 refeições diárias, água e luz.

# Quase grátis: casa própria mobiliada financiada modicamente em prestações mensais entre 25 e 40 reais; transporte público com o preço das passagens entre cinquenta centavos a um real, com direito a sorteios diários oferecendo prêmios entre 13 e 1.300 reais.

# Saúde, Educação e Segurança: Pra quê? Povo feliz não fica doente, não precisa perder tempo com escola e nem viverá em pânico por causa da bandidagem sem colarinho branco.

Ufa, minha cara ouvinte! Esqueci do programa bolsa família, embora Família já não esteja mais em moda, apenas uma coisa boba do passado.

E tudo isso, minha cara ouvinte, sem precisar mais orar e fazer promessas pro Padim Ciço! Somente orações e uma dose da bondosa para o eterno salvador da pátria, Lula!

Aos comerciais, antes que eu mesmo acredite no que falei... vai que o Lula seja mesmo milagroso..."

================================

Dizem que o General De Gaulle teria falado que o Brasil não seria um país sério. Um bordão ainda repetido até hoje em um ou outro desabafo diante de escândalos e luzes se apagando nos finais dos túneis da nação em constante elevação da temperatura, enquanto nos refrigerados gabinetes, porões e cofres nada republicanos luzes são mantidas intensamente acesas.

Para um povo chegadinho num populista, não importando se a ordem unida é “Esquerda, direita, ou direita esquerda... meia volta, volver!”. Governos passam, as mesmas marchas curtas e meia voltas. Estamos sempre volvendo e se preparando, unicamente através de discursos e entrevistas, para algum dia obedecermos à ordem, “Brasil, última chance de sobrevivência como nação soberana. Brasileiros, soberania ou morte! Avançar, o morro ou o mato!!”

Pensando bem, é difícil acreditar que De Gaulle não tenha dito esse bordão nada elogioso...

AHT
06/09/2018

.”

Envie seu Comentário