06 de setembro, de 2018 | 11:45
Presos pelo Gaeco investigados por explosão de caixa eletrônico em São João do Oriente
Investigação aponta que bando de Ipatinga organizou e executou roubo de carros e ataque a agência, seguido de fuga e troca de tiros com a PM
Divulgação
Um dos criminosos tinha sido preso em 10 de agosto e mais quatro acusados foram presos nessa quarta-feira (5)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional de Ipatinga, efetuou nessa quarta-feira (5) a prisão de mais quatro pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa responsável pela explosão de uma agência bancária na madrugada do dia 3 de agosto, na cidade de São João do Oriente.
Relata o Gaeco que, durante a ação delitiva os criminosos utilizaram artefatos para explodirem os caixas eletrônicos de onde subtraíram dinheiro e, em seguida, fugiram em um veículo tomado em um assalto em Ipatinga.
Antes, o bando tomou outros dois veículos em assaltos, em Caratinga, carros que foram abandonados até que pegaram um Nissan Versa branco, em Ipatinga, para a ação em São João do Oriente.
Durante a fuga os criminosos depararam com uma viatura da Polícia Militar, tendo reagido e atentado contra a vida dos militares efetuando disparos com armas de fogo e após abandonaram o veículo com armas e o dinheiro subtraído, refugiram-se em uma mata”, relata o Gaeco.
Na ocasião foi montado um cerco policial ininterrupto na região com apoio de aeronave da PMMG, contudo os infratores conseguiram fugir do cerco e da região, tomando rumo ignorado.
O Gaeco iniciou os levantamentos e obteve informações segundo as quais o bando criminoso seria oriundo da cidade de Ipatinga, quando foi desencadeada a Operação Oriente”, objetivando identificar e levar os criminosos a prestar conta à Justiça.
Nas investigações foi identificado e apontado como o mentor do ato criminoso Maxsuel De Moura Avelino, 26 anos, morador do bairro Planalto em Ipatinga, o qual se encontrava foragido do sistema prisional e acabou preso em uma operação policial no dia 10 de agosto, em Ipatinga.
As investigações do crime em São João do Oriente foram aprofundadas e, como resultado, nessa semana, foram presos outros quatro investigados que são apontados como integrantes do bando: Gabriel Mendes Ernesto, o Gaguinho, de 21 anos, Jeferson Ernesto Lino Neves, o Jefinho, de 20 anos, David Castro Neto, o Daivão, de 23 anos e Diego de Jesus Rodrigues, o DG, de 21 anos.
As prisões foram realizado por policiais civis e militares cedidos ao Gaeco, com apoio de militares do 14º BPM. Todos os presos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Ipatinga.
Os trabalhos investigativos do Gaeco foram coordenados pelo promotor de Justiça, Mateus Beghiini Fernandes, da Comarca de Inhapim, e integrante do Gaeco. Os investigadores não descartam a prisão de novos envolvidos no crime.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]