23 de agosto, de 2018 | 16:45

Com mais de 5.000 alunos, Olicei é aberta nesta sexta

Conduzida em viatura do Corpo de Bombeiros desde o Ipaneminha, tocha olímpica será acesa no campo do Itamarati, no Bethânia

Secom-PMI
Com 101 anos, a pioneira Chames Rolim será uma das condutoras da tocha olímpica Com 101 anos, a pioneira Chames Rolim será uma das condutoras da tocha olímpica

Em ação conjunta das secretarias municipais de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer, será aberta, na manhã desta sexta-feira (24), a nova edição da Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei), importante iniciativa de integração que, por determinação do prefeito Nardyello Rocha, é retomada pelo governo municipal.

O evento começa em grande estilo, com a condução da tocha olímpica a partir do Ipaneminha, na zona rural da cidade, onde reside a aluna que venceu o concurso para escolha da mascote oficial, um gato-do-mato com paramentos do Congado. O acendimento da pira olímpica será no campo do Itamarati, no bairro Bethânia.

Mais de 5.000 alunos, matriculados em 37 escolas da cidade - 17 municipais, 17 estaduais e três particulares - estão confirmados na competição. Os JEI – Jogos Escolares de Ipatinga, um dos principais braços da Olicei, começam em 2 de setembro, com uma corrida rústica no Parque Ipanema.

Abertura

Nesta sexta, o evento terá início com uma solenidade na comunidade do Ipaneminha, na escola Professor Mário Casasanta. O folclórico congado da localidade também irá se apresentar, a partir das 8h. Ali acontece também um show com o jovem violeiro Hyuri Luna. O prefeito Nardyello Rocha estará presente e seguirá com o cortejo puxado por uma viatura do Corpo de Bombeiros, às 10h30, em direção ao campo do Itamarati, local em que se apresentam ainda a fanfarra da escola musical E. M. Cantar e a banda Brasil Excepcional, da Apae.

Ainda no campo do Itamarati, às 11h45, a Tocha Olímpica será acesa, sendo então iniciado o revezamento das 34 pessoas que irão conduzir a chama passando sucessivamente pelos bairros Canaã, Cidade Nobre, Iguaçu, avenida Roberto Burle Marx e Centro. Num trecho do bairro Cidade Nobre, a pioneira dona Chames Rolim, com 101 anos, também vai participar.

O desfecho apoteótico da cerimônia de abertura será no estádio Ipatingão, às 15h, com o desfile das delegações e apresentação da banda E. M. Cantar. O prefeito Nardyello Rocha declarará oficialmente abertos os jogos em pronunciamento, às 16h15.

A secretária de Educação de Ipatinga, Eva Sônia Rodrigues, fala de suas expectativas para o evento desta sexta-feira: “Como teremos o envolvimento de praticamente toda a comunidade escolar, acreditamos que o público será bastante participativo e estendemos o convite a todos, para que prestigiem os alunos e professores que representam cada região, cada bairro da cidade”.

A secretária explica que a Olicei também serve de incentivo e preparação dos atletas que representam Ipatinga nos JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais). “O papel do educador é importante no sentido de incentivar a prática do esporte, como enfatiza sempre o prefeito Nardyello, que determinou que as escolas estaduais também fossem incluídas na disputa”, pontua.

Além das pastas de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer, a programação desta sexta-feira tem o apoio estratégico da Sesuma (Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e guardas municipais, que estarão dando suporte à logística do trajeto.

As modalidades em disputa

As disputas serão nas modalidades de futsal, handebol, câmbio categoria A, voleibol categorias A e B, atletismo olímpico, atletismo paralímpico, basquete, xadrez e damas, este último somente para os alunos da Educação de Jovens de Adultos (EJA). Participam os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, além do EJA. As categorias são até 12 anos, de 13 a 14 anos, de 15 a 17 anos e acima de 18 anos.

Mostra e Festival

Dentro da programação da Olicei, estudantes matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal participam da mostra cultural e festival psicomotor, de 27 a 31 de agosto. As atividades envolvem alunos de quatro a dez anos de idade.

Para o estudante que ainda quiser participar do festival de música e dança - no dia 31 de outubro - ainda há tempo. As inscrições continuam abertas e as escolas podem enviar a relação dos alunos interessados pelo [email protected].

Também estão abertas as inscrições para o concurso de fotografia da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As nove escolas que disponibilizam o ensino devem participar da atividade. Quem quiser participar tem até o dia 14 de setembro para fornecer o nome à instituição.

Outras informações sobre os eventos podem ser obtidas no telefone 3829-8030, da Secretaria Municipal de Educação.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

J.a

24 de agosto, 2018 | 01:58

“Otima ideia e incentivo aos jovens.aprovado.”

Envie seu Comentário