21 de agosto, de 2018 | 09:36
Quando a arte se movimenta
Cidades dos vales do Aço e Rio Doce recebem projeto cultural
O projeto Ciclo Cênico Musical Arte em Movimento prepara um circuito itinerante de artes cênicas e música instrumental, que será levado a 14 cidades mineiras neste segundo semestre de 2018.No roteiro das apresentações estão as cidades de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Cantagalo, Catas Altas, Ferros (centro e distrito de Esmeralda de Ferros).
E ainda Guanhães, Iapu, Mesquita, Naque, Peçanha (centro, comunidades da Estiva e Santa Rita), Periquito, Santa Bárbara (Florália) e São Domingos do Prata (Alfié).
Além dos espetáculos teatrais e musicais o projeto prevê oficinas de dança urbana, jogos cênicos, maquiagem artística e contação de estórias. As primeiras oficinas de dança urbana e maquiagem, ministradas por Silvio Martins e Rômulo Amaral, aconteceram com os alunos da Escola Municipal Waldomiro Barrel e da comunidade de Periquito.
Este mês as ações acontecem em Peçanha e Guanhães, dentro do projeto Ação e Cidadania do Instituto Cenibra. A Escola Municipal Professora Maria da Conceição França Faula, na comunidade de Pedroso, em Peçanha, recebeu as oficinas ontem.
Dia 28 será a vez da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, no Distrito de Taquaral, em Guanhães. E dia 31 será na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, comunidade de Santa Rita, em Peçanha.
A oficina de dança urbana é ministrada por Sílvio Martins, formado em Educação Física e Fisioterapia no Unileste MG, que ensina dança desde 1990, nas modalidades jazz, contemporâneo, dança de rua, em escolas, academias e projetos sociais.
O diretor, ator e produtor Claudinei de Souza ministra a oficina de jogos cênicos e também assina a produção do projeto. Ele tem 23 anos de carreira e cursos na área das artes cênicas com grandes artistas do teatro brasileiro, além de atuar em vários espetáculos montados na região.
Rômulo Amaral ministra a oficina de maquiagem artística. Ele tem maquiado o elenco de vários espetáculos no Vale do Aço e outras localidades. Sua mais recente caracterização foi do espetáculo Pflut, o Fantasminha.
O Ciclo Cênico Musical Arte e Movimento é patrocinado pela Cenibra, com apoio do Instituto Cenibra, Aproc Associação Pró-Cultura de Ipatinga e Grupo Boca de Cena.
A realização é de Marilda Lyra, Ministério da Cultura e Governo Federal, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As inscrições são feitas no dia de realização das oficinas e a participação é gratuita.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]