20 de agosto, de 2018 | 14:35

Noruega alia inovação à sustentabilidade

Eles estão no caminho de se tornar os primeiros a serem movidos totalmente a energia limpa

Divulgação
Outro aspecto que também acompanha o povo norueguês desde sempre é a sua relação próxima com a naturezaOutro aspecto que também acompanha o povo norueguês desde sempre é a sua relação próxima com a natureza

A Noruega é famosa por seu pioneirismo em diversas aéreas. Muitas são as manchetes que lemos na mídia: o país foi o primeiro a parar com as transmissões de rádio FM em 2017, está construindo o primeiro túnel para barcos do mundo, foi também o primeiro a banir o corte de árvores em 2016.

Além disso, eles estão no caminho de se tornar os primeiros a serem movidos totalmente a energia limpa (no momento, 96% da energia elétrica do país é à base de energia hidráulica e existem mais de 100 mil carros elétricos). O governo já anunciou a proibição de carros movidos à combustíveis fósseis em 2025, a meta tem o prazo mais curto já estabelecida no mundo.

Toda essa criatividade e vontade de explorar o novo acompanham os noruegueses desde sua origem, ainda na época viking. Eles foram os primeiros a explorar os oceanos e se aventurar em busca de novos lugares. Além disso, desenvolveram técnicas revolucionárias na construção de barcos e navegação.

Outro aspecto que também acompanha o povo norueguês desde sempre é a sua relação próxima com a natureza. Só quem já visitou a Noruega consegue entender o quanto o país foi abençoado com toda sua beleza natural. As montanhas, geleiras, cachoeiras e, claro, os famosos fiordes são os verdadeiros tesouros do povo norueguês. Eles apreciam estar em contato com a natureza e possuem um enorme respeito por ela. Por isso, qualquer atividade na Noruega está sempre fortemente ligada à sustentabilidade.

Com o turismo não poderia ser diferente. Muitos destinos seguem princípios de sustentabilidade, mas obter uma certificação de qualidade é uma honra e privilégio de poucos. Na Noruega, existem seis locais que mereceram o título de destinos sustentáveis, são eles: o centro de esqui de Trysil, a tradicional cidade de Røros, as Ilhas Vega, o vilarejo de Lærdal na região dos fiordes, o arquipélago de Svalbard, a cidade de Geilo, o vale de Setesdal e a estrada chamada de Golden Road. A conquista de uma certificação como essa é resultado de esforços que levam anos de trabalho e proporcionam as melhores experiências possíveis para os visitantes, enquanto mantém o impacto negativo do turismo em níveis mínimos. Muitos outros destinos dentro da Noruega estão trabalhando para também receber esse reconhecimento, por isso, nos próximos anos, deverão existir muito mais certificados no país.

O Green Travel é uma referência adotada pela Noruega, que leva em consideração diversas certificações e avalia iniciativas sustentáveis de gestão adotadas por estabelecimentos. O símbolo – que é uma ilustração de um ramo de grama - contribui para a escolha de hospedagem e atividades sustentáveis na Noruega. Sempre que um hotel, passeio ou qualquer outro produto turístico tiver o símbolo da grama, significa que ele segue diretrizes de gestão sustentáveis, o que facilita a identificação pelos turistas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Silvio Rocha

20 de agosto, 2018 | 20:11

“Enquanto a Noruega dá bons exemplos de sustentabilidade, os nossos governantes se aparelham para dificultar
Os poucos projetos de geração de energia limpa.”

Envie seu Comentário