Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de agosto, de 2018 | 09:51

Tudo o que você precisa saber sobre a Trombose Venosa Profunda

Qualquer cirurgia pode aumentar o risco de sofrer uma trombose

Reprodução
A TVP se caracteriza pela formação de trombos, ou seja, de coágulos de sangueA TVP se caracteriza pela formação de trombos, ou seja, de coágulos de sangue

Você já deve ter ouvido falar que qualquer cirurgia ou procedimento, apresenta riscos. Por isso, é importante que o paciente compreenda quais são esses riscos antes de se submeter a uma cirurgia ou até mesmo a procedimentos minimamente invasivos. O médico cirurgião sempre deve solicitar exames pré-operatórios, para avaliar se há alguma contraindicação e fatores de risco, como obesidade, tabagismo, doenças genéticas, etc. Além é claro de colher uma completa história clínica do paciente.

Um dos eventos adversos de qualquer cirurgia é a Trombose Venosa Profunda (TVP). A TVP se caracteriza pela formação de trombos, ou seja, de coágulos de sangue. Estes coágulos podem se soltar e circular pelas veias. Caso o trombo atinja os pulmões, por exemplo, pode levar a uma embolia pulmonar. Quando atinge o coração, pode causar um infarto. No cérebro, pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC). A consequência mais comum de uma TVP é a embolia pulmonar.

Segundo o cirurgião plástico, Dr. Luiz Molina, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o mais comum é a trombose venosa profunda que se forma na região das pernas ou na área pélvica, que corresponde de 80 a 95% dos casos.

“Uma boa circulação sanguínea é vital para a saúde. Qualquer cirurgia pode levar a uma trombose, seja ela plástica ou não. Porém, a probabilidade aumenta se há outros fatores de risco associados, como tabagismo, uso de pílula anticoncepcional e histórico familiar, por exemplo, além da complexidade e do tempo da cirurgia”.

É possível prevenir?
De acordo com o histórico clínico, exames pré-operatórios e avaliação do médico, o paciente poderá ter contraindicação absoluta para uma cirurgia estética, por exemplo.

“Porém, quando os exames estão bons e não há fatores de contraindicação, o médico cirurgião irá adotar medidas para prevenir uma trombose, como a prescrição de medicamentos anticoagulantes, uso de meias elásticas, caminhadas leves para melhorar a circulação e massagens nas pernas”, explica Dr. Molina.

No que o paciente deve prestar atenção
As primeiras 48 horas após a cirurgia são as mais importantes, pois é neste período que os trombos costumam se formar. Mas, isso pode acontecer até 14 dias depois do procedimento.

“Cerca de metade dos pacientes não sentem nada até que o coágulo se desprenda e atinja outra parte do corpo. Porém, é preciso ficar atento aos sinais e sintomas, como inchaço, dor, vermelhidão, aumento da temperatura e endurecimento da musculatura das pernas ou da região pélvica”, ressalta Dr. Molina.

Trombose é emergência médica
Ao apresentar qualquer um dos sintomas, é preciso procurar um pronto-socorro imediatamente. A trombose venosa profunda é uma emergência médica. O tempo entre a manifestação dos primeiros sintomas e o início do tratamento pode fazer toda a diferença para um bom desfecho do quadro.

Alguns fatores de risco para a TVP
Além das cirurgias em geral, veja abaixo outros fatores de risco para a trombose venosa profunda:
-Obesidade
-Sedentarismo
-Tabagismo
-Gravidez
-Longos períodos sem mexer as pernas (viagens longas)
-Imobilização, pessoas acamadas
-Uso de hormônios, como pílulas anticoncepcionais
-Histórico familiar
-Problemas circulatórios (varizes)
-Câncer
-Doenças genéticas ou autoimunes que alteram a coagulação sanguínea
-Idade acima de 40 anos

(Agência Health)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário