
16 de agosto, de 2018 | 16:39
TRE-MG registra nove candidatos a governador
O atual governador de Minas, Fernando Pimentel tenta a reeleição
Wôlmer Ezequiel
Eleitores voltarão às urnas para eleger deputados estadual e federal, senador, governador e presidente

Conforme o calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi encerrado o prazo para registro das candidaturas na quarta-feira (15). Ao fim do prazo, nove candidatos tinham protocolado o pedido de registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Os candidatos que registraram as candidaturas foram: Alexandre Flach Domingues (PCO), Antônio Anastasia (PSDB), Claudiney Dulim (Avante), Dirlene Marques (PSOL), Fernando Pimentel (PT), João Batista Mares Guia (Rede), Jordano Metalúrgico (PSTU), Márcio Lacerda (PSB) e Romeu Zema (Novo).
Natural de São Paulo, o candidato Alexandre Flach tem 48 anos e é filiado ao PCO de Itanhandu, no sul do estado, desde 1º de janeiro deste ano. O senador Antônio Anastasia foi governador de Minas Gerais de 2010 a 2014 e tenta a reeleição neste pleito.
O candidato Claudiney Dulim tem 50 anos e é professor de Direito Constitucional, pós-graduado em Direito e Processo Eleitoral. Dirlene Marques também é professora e economista, e lecionou por 29 anos na Universidade Federal de Minas Gerais.
O atual governador de Minas, Fernando Pimentel tenta a reeleição. Pimentel também foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo Dilma Rousseff (PT).
João Batista Mares Guia disputa o cargo de governador pela Rede, é formado em Sociologia e especialista em educação pública básica. O candidato Jordano Metalúrgico é dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São João del-Rei, da Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais e da CSPCONLUTAS.
Mesmo contra a decisão da direção nacional do PSB, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, registrou o pedido de candidatura junto ao TRE-MG. O empresário Romeu Zema confirmou o registro no dia 1º deste mês e apresentou à Justiça eleitoral um patrimônio de R$ 69.752.863,96 em bens.
Minas bate recorde em registro
O TRE-MG recebeu 2.217 pedidos de registro de candidatura, incluindo os pretendentes a vice-governador e suplentes de senador dois para cada titular. O número recebido é o maior da história em eleições gerais. Em 2014, foram 1.943, e em 2010, 1.790 candidaturas.
No fechamento do registro de candidatura foram apresentados 1.305 pedidos para o cargo de deputado estadual e 849 para deputado federal. Concorrem nas eleições para estadual 19 chapas, e para federal, 16.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Wallace Garcia
17 de agosto, 2018 | 08:47Todos os candidatos a governador são de esquerda !
Pobre do nosso estado, já estamos condenado a mais anos de penúria antes mesmo de eleger o próximo governador.”