12 de agosto, de 2018 | 11:04

Cacau de qualidade

Senado aprova projeto que incentiva a produção com valor agregado

Divulgação
Os produtores de cacau vão ser beneficiados com o projetoOs produtores de cacau vão ser beneficiados com o projeto
O Senado Federal aprovou, na terça-feira (7), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 7/2015, de autoria do deputado Evair de Melo (PP-ES), que cria a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade. Agora, a proposta segue para sanção presidencial.

Vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara e também coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Evair de Melo garante que o seu projeto representa uma grande conquista para os cacauicultores em todo o país.

“Hoje foi dado mais um grande passo para que os agricultores brasileiros se tornem cada vez mais referências mundiais na produção de cacau, elevando a qualidade de nossos frutos e gerando novas oportunidades de emprego e renda”, ressaltou o deputado.

Divulgação
O fruto do cacau é matéria-prima para os bons chocolatesO fruto do cacau é matéria-prima para os bons chocolates
Pensando em toda a cadeia que movimenta o setor e na importância do produto para a economia, o projeto de lei tem como objetivo criar condições para os produtores brasileiros elevarem a qualidade da fruta. Promovendo a assistência técnica e extensão rural especializada, além de estímulos baseados na sustentabilidade ambiental e econômica são algumas das ações. 

“Nosso projeto visa elevar o padrão de produção do fruto por meio de estímulos em fases como industrialização, comercialização do produto com categoria superior, remunerando melhor os produtores, atendendo a demanda de consumidores de paladar cada vez mais exigentes”, diz Evair de Melo.

Em 2017, o fruto produzido pelo linharense Emir de Macedo Gomes Filho esteve entre os melhores do mundo no Prêmio Internacional Cacau de Excelência, realizado no Salão do Chocolate de Paris, na França, sendo o único representante brasileiro no concurso.

Já neste ano, o cacau de Linhares, município do Espírito Santo, recebeu a Indicação Geográfica. “A qualidade do cacau do Espírito Santo está cada vez mais conquistando o mundo. É preciso abrir novas portas para todos os cacauicultores brasileiros”, reiterou o parlamentar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas