12 de agosto, de 2018 | 10:51

Ipatinga cuidando da vida

Ações de limpeza urbana removem mais lixo de galeria e recuperam nascente

As ações de limpeza realizadas pela Prefeitura de Ipatinga não param. Mais de 70 toneladas de lixo foram retiradas da Galeria de Passagem Joaquim Hermógenes, que fica entre as ruas Maria da Glória Barbosa e Confrei, localidade conhecida como “Córrego do Zé Pedrinho”, no bairro Bom Jardim. Os trabalhos foram executados pelo pessoal da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma), obedecendo a um cronograma de limpeza em vários pontos do município.

Secom PMI
Somente do “Córrego do Zé Pedrinho” foram tiradas 70 toneladas de lixoSomente do “Córrego do Zé Pedrinho” foram tiradas 70 toneladas de lixo
As ações de remoção do lixo e barro da galeria começaram no início do mês de julho e foram feitos pelo Departamento de Limpeza Urbana (Desurb), que é ligado à Sesuma. A passagem, construída para dar vazão a água da chuva, não era limpa há cerca de oito anos, segundo informaram os moradores. Para limpar a galeria, foram necessários o uso de trabalho braçal e manual. Seis homens por dia se empenharam na retirada do barro e de todo tipo de lixo do local, tais como garrafas pet e pneus.

“Os anos sem limpeza provocaram a obstrução da passagem, cujo objetivo é dar vazão à água da chuva. Se não há o escoamento, vem o risco de, em períodos chuvosos, acontecerem inundações. Isso sem contar a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, explica o gerente do Desurb, Eliezer Rosa da Silva. Para ele, a limpeza deve ser feita esporadicamente e junto com o apoio da população, que pode – e deve – evitar jogar lixo na galeria.

Nascente
Na última terça-feira (7), os funcionários do Desurb começaram a limpeza na nascente localizada na Rua 14, no alto do bairro Nova Esperança. A conhecida “Bica da Rua 14”, como é chamada pelos moradores locais, não passava por uma limpeza há mais de uma década. Ela é utilizada pela população para uso doméstico, no entanto, o acúmulo de lixo vinha deixando a água imprópria para o consumo.

José Paulo, de 60 anos de idade, disse que ele e a família usavam a água para tomar banho, mas com a sujeira, usar o recurso se tornou inviável. “Eu lembro bem quando a gente usava esta água para tomar banho e até para beber. Mas agora não dá mais. Não me lembro da última vez que alguém veio aqui limpar isso”, conta o morador.

Secom PMI
A “Bica da Rua 14” não passava por uma limpeza há mais de uma décadaA “Bica da Rua 14” não passava por uma limpeza há mais de uma década
A água da mina passa por um cano, de onde os moradores poderiam retirar a água. No entanto, por causa da sujeira, o volume de água diminuiu. O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, esteve na “Bica da Rua 14” para ver de perto o lixo acumulado e o início dos trabalhos de saneamento.

“Aqui só tem um restinho de água e, mesmo assim, não dá para confiar nela. Tem muita sujeira. E vou falar todo dia: vamos limpar, mas precisamos que os moradores nos ajudem a manter tudo limpo. Se tinha gente que tomava banho, vai tomar banho de novo, se lavavam roupa aqui, vão poder lavar de novo”, garantiu Nardyello.

Bom Retiro
Na quarta-feira (8), a Sesuma fez a limpeza da canaleta existente na rua Padre Anchieta, no bairro Bom Retiro, sentido à portaria da Usiminas. Foram retirados 12 caminhões de lixo, um total de 60 toneladas. No local havia gavetas, artigos domésticos, restos de equipamentos eletrônicos, vaso sanitário, garrafas de bebida, materiais plásticos e uma grande quantidade de terra.

A ação de retirada de entulho no bairro Bom Retiro, assim como a limpeza nas ruas Cânticos e Jeremias, no bairro Canaãzinho, teve prosseguimento na quinta-feira (9). “Nós vamos limpar a cidade inteira, mas também vamos acompanhar de perto, fiscalizar e, caso for necessário, também vamos multar os infratores flagrados ou denunciados”, finaliza o prefeito Nardyello Rocha.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário