DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

06 de agosto, de 2018 | 09:45

Partidos lançam 13 candidatos à Presidência da República

O primeiro turno do pleito será realizado dia 7 de outubro, e o segundo, em 28 de outubro

Com atualização às 18h50
Reprodução
A propaganda eleitoral por meio de carros de som, comícios e internet está liberada a partir do dia 16 deste mêsA propaganda eleitoral por meio de carros de som, comícios e internet está liberada a partir do dia 16 deste mês

Foram confirmados 13 candidatos para disputar a Presidência da República. O prazo previsto na legislação eleitoral para as convenções partidárias referentes às eleições de outubro foi encerrado no domingo (5). As chapas completas com os candidatos, vices, alianças ou coligações foram oficializadas até esta segunda-feira (6) na Justiça Eleitoral.

As legendas poderão registrar seus candidatos à Presidência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia 15 (quarta-feira) deste mês, às 19h. Em seguida, caberá ao Ministério Público Eleitoral (MPE), qualquer candidato, partido político ou coligação impugnar o registro do adversário político. Confira os nomes dos candidatos, em ordem alfabética:

Álvaro Dias (Podemos)
O senador Álvaro Dias foi escolhido pelos convencionais do Podemos para ser candidato à Presidência da República. Ele vai compor a chapa com o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, do PSC.

Cabo Daciolo (Patriota)
A convenção do Patriota oficializou a candidatura do deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo. O evento ocorreu no município de Barrinha (SP). A candidata a vice é a pedagoga Suelene Balduino Nascimento, do mesmo partido.

Ciro Gomes (PDT)
O PDT confirmou no dia 20 de julho a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, na convenção nacional que reuniu filiados do partido. A candidata a vice que irá compor a chapa com Ciro será a senadora Kátia Abreu, do mesmo partido.

Geraldo Alckmin (PSDB)
Em convenção nacional realizada na capital federal, o PSDB confirmou, a candidatura do presidente do partido e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à Presidência da República nas eleições de outubro. A senadora Ana Amélia (PP-RS) é a vice na chapa.

Guilherme boulos (PSOL)
Guilherme Boulos foi lançado no dia 21 de julho como candidato à Presidência da República pelo PSOL, na convenção nacional em São Paulo. Também foi homologado o nome de Sônia Guajajara, representante do povo indígena, para vice-presidente.

Henrique Meirelles (MDB)
O MDB confirmou, no dia 2 de agosto, o nome de Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda, como candidato à Presidência da República. O partido informou que Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul, será o vice na chapa.

Jair Bolsonaro (PSL)
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), 63 anos, foi confirmado, no dia 22 de julho, como o candidato à Presidência da República nas eleições deste ano pelo PSL. O vice é o general Hamilton Mourão, do PRTB.

João Amoêdo (Partido Novo)
João Dionisio Amoêdo foi oficializado candidato à Presidência da República pelo Partido Novo durante convenção na capital paulista, no dia 4 de agosto. O cientista político Christian Lohbauer foi escolhido como candidato à vice-presidente.

João Goulart Filho (PPL)
O PPL lançou João Goulart Filho como candidato a presidente. Ele é filho do ex-presidente João Goulart, o Jango. É a primeira vez que João Goulart Filho concorre ao cargo. O candidato a vice é Léo Alves, professor da Universidade Católica de Brasília.

José Maria Eymael (DC)
O partido Democracia Cristã (DC) confirmou, durante convenção na capital paulista, a candidatura de José Maria Eymael à Presidência da República, nas eleições de outubro, e do pastor da Assembleia de Deus Helvio Costa como vice-presidente.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A convenção nacional do PT escolheu, por aclamação, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para ser o candidato à Presidência da República. O ex-presidente está preso em Curitiba, desde 7 de abril. O vice da chapa será o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também do PT.

Marina Silva (Rede)
A primeira convenção nacional da Rede Sustentabilidade confirmou o nome Marina Silva como candidata da sigla à Presidência da República. O vice da chapa, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV), foi apresentado oficialmente no encontro.

Vera Lúcia (PSTU)
Em convenção nacional, o PSTU oficializou a candidatura de Vera Lúcia à Presidência da República e de Hertz Dias como vice na chapa. A escolha foi feita por aclamação pelos filiados ao partido presentes na quadra do Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Agência Brasil
Sete candidatos deverão concorrer à disputa para o governo de Minas, em outubroSete candidatos deverão concorrer à disputa para o governo de Minas, em outubro

Minas tem, por ora, seis candidatos para a eleição de governador
Apesar da convenção do DEM ter indicado Rodrigo Pacheco como candidato a governador pelo partido, negociações políticas na tarde desta segunda-feira retiraram o político da disputa. Pacheco será agora candidato ao Senado, no grupo em apoio a Antônio Anastasia (PSDB), reduzindo assim de sete para seis candidatos ao Palácio da Liberdade. Mas esse número pode cair para cinco, em razão do imbróglio envolvendo o PSB,cujo diretório nacional, num acordo macro com o PT, retirou Márcio Lacerda da disputa, porém o político se diz rebelado e tenta registrar sua candidatura. A movimentação política no fim de semana passado foi intensa e continuará nos próximos dias. Confira os nomes dos candidatos, em ordem alfabética:

Antônio Anastasia (PSDB)
O senador e ex-governador de Minas, Antônio Anastasia (PSDB) foi um dos primeiros a confirmar o nome como candidato. Para compor a chapa foi escolhido o deputado federal e ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes (PSD).

Dirlene Marques (PSOL)
O PSOL confirmou a candidatura da professora Dirlene Marques ao governo de Minas Gerais na convenção do partido. Ficou definido que a professora Sara Azevedo irá compor a chapa como vice.

Fernando Pimentel (PT)
O PT tem como candidato à reeleição o governador Fernando Pimentel, que teve a candidatura confirmada em convenção. Foi confirmada na segunda-feira (6), a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) como vice de Pimentel.

João Batista dos Mares Guia (Rede)
A Rede Sustentabilidade confirmou o nome de João Batista dos Mares Guia para a disputa. Até o fechamento desta edição o candidato a vice da chapa ainda não havia sido confirmado.

Márcio Lacerda (PSB)
Márcio Lacerda teve o nome confirmado pelo PSB, em convenção realizada no sábado. Contudo, a convenção nacional anulou a candidatura. Decisão está amparada por meio de liminar, confira mais informações no box.

Romeu Zema (Novo)
O nome de Romeu Zema foi aprovado pelo partido para concorrer ao Palácio da Liberdade, em julho. Sem coligação, o partido tem na chapa Paulo Brant como vice.

Candidatura de Márcio Lacerda ainda é incerta
O nome de Márcio Lacerda foi confirmado como candidato a governador pelo PSB, no sábado (4). Porém, no domingo (5), o PSB Nacional anulou, por unanimidade, a convenção partidária que estabeleceu Lacerda como o candidato da legenda. A decisão foi tomada com o amparo da liminar concedida na sexta-feira (3) pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) Nicolau Lupianhes.

O PSB Nacional entrou com um agravo e o juiz de plantão teve o entendimento que a decisão não deveria ser dele. O imbróglio deve ter um novo julgamento ou ser remetido ao colegiado do TRE.

Em nota, o PSB Nacional afirmou que foram surpreendidos “com a notícia de que Márcio Lacerda voltou a defender a sua candidatura ao governo do estado e manter a judicialização do tema”.


Convenções e articulações confirmam nomes para a disputa ao Senado
Nomes de candidatos a senadores também foram indicados nas convenções partidárias. Entre os nomes confirmados estão: Ex-prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (MDB), o deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM), ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-deputado estadual Dinis Pinheiro (SD) e o deputado federal Renzo Braz (PP). Assim como os demais estados, Minas possui duas cadeiras em disputa para o Senado.
(Com informações: Agência Brasil)

Mais
General Mourão é indicado vice na chapa de Bolsonaro
PSDB confirma Alckmin como candidato a presidente da República
Por aclamação, Lula é escolhido candidato do PT a presidente
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário