29 de julho, de 2018 | 09:00

Medicamentos podem causar disfunção sexual

Especialista explica como e porque alguns medicamentos atrapalham a vida sexual

Reprodução
A disfunção sexual pode sim ser induzida por doenças ou devido a medicamentosA disfunção sexual pode sim ser induzida por doenças ou devido a medicamentos

Diversos fatores atrapalham a função sexual. As causas podem ser de origem pisicológica, social e ou biológica, como doenças e ou uso de medicamentos.

Segundo a ginecologista Fabiene Bernardes Castro Vale, integrante do comitê de Sexologia da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), a disfunção sexual pode sim ser induzida por doenças ou devido a medicamentos. “Pode haver uma disfunção no desejo, da excitação, do orgasmo e ou dor em pacientes que tem alguma doença e ou faz uso de alguns medicamentos”, apontou.

Ela explica que os medicamentos antipsicotrópicos (usados para distúrbios psiquiátricos), alguns anti-hipertensivos (usados para combater a hipertensão) e alguns hipoglicemiante oral (usados para o tratamento do Diabetes), por exemplo, podem influenciar a resposta sexual e levar a uma disfunção sexual. “ Os medicamentos, por exemplo, usados para depressão podem inibir o domínio do desejo sexual, podendo provocar um transtorno do desejo sexual hipoativol”, argumentou Fabiene.

Para os pacientes que precisam dessas medicações, a médica lembra que para tudo existe solução. “No mercado existem os antídotos. São outros medicamentos que, se associados aos outros impedem o bloqueio completo da função sexual”, comentou a ginecologista.

A médica, especialista em sexologia, lembra da importância de conversar com o médico, caso o indivíduo observe alguma mudança na vida sexual após iniciar o uso de um desses medicamentos. “É importante deixar claro que não se deve interromper a medicação por conta própria. Somente o médico que o acompanha pode avaliar e fazer as adaptações necessárias na prescrição e buscar alternativas para o tratamento de saúde que não interfira na qualidade da vida sexual do paciente”, alertou Fabiene Bernardes Castro Vale.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário