Centro de Testagem de Timóteo oferece tratamento de doenças infecciosas

O centro oferece programas de prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatite B e C, Hanseníase, Tuberculose e Leishmaniose

Divulgação


Douglas e o secretário Eduardo Morais ouviram as demandas de servidores e usuários

Com a proposta de conhecer a realidade dos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de Timóteo e como forma de propor medidas para melhorar o atendimento à comunidade, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys (PSB), visitou a Unidade Básica de Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento, localizados no bairro Primavera. O centro oferece programas de prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatite B e C, Hanseníase, Tuberculose e Leishmaniose.

Acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Eduardo Oliveira Morais, Douglas conversou com os usuários das unidades e com os funcionários, ouvindo opiniões sobre os serviços e sugestões para melhoria. Junto aos servidores, Douglas buscou informações sobre o andamento das atividades e as demandas necessárias para a manutenção e otimização dos serviços. Uma das prioridades é a promoção de ações educativas para que a população tenha conhecimento sobre as doenças e possa se prevenir.

Testagem

O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona de 7h às 13h, atendendo pacientes com ISTs, inclusive HIV, Hepatites B e C, Hanseníase, Tuberculose e Leishmaniose. Às segundas-feiras, a unidade realiza os exames de Teste Rápidos para diagnóstico de HIV, Hepatite B e C e Sífilis, de 8h às 11h30. Os Testes Rápidos são realizados de acordo com a demanda espontânea, não sendo necessário estar em jejum. O resultado do exame só é repassado se o usuário apresentar documento com foto.

O centro possui uma equipe formada por assistente social, enfermeiro, farmacêutico técnico, agente administrativo, psicólogo, nutricionista (atendimento às segunda-feira e quinta-feira) infectologista (terça, quarta e quinta) pneumologista (terça e quinta), pediatra (uma vez por mês), urologista (terça) e dermatologista (sexta – apenas para os casos de hanseníase e leishmaniose). Os atendimentos são voltados apenas para pacientes em tratamento.

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO