EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

24 de julho, de 2018 | 09:35

5 dicas para preparar uma lancheira saudável para seu filho

Com a volta às aulas se aproximando, é hora de organizar a alimentação das crianças e introduzir bons hábitos em sua rotina

Divulgação
Sempre que possível, tente introduzir na rotina de casa o consumo de alimentos saudáveis e naturaisSempre que possível, tente introduzir na rotina de casa o consumo de alimentos saudáveis e naturais

Há pouco tempo do início das aulas, a animação e a ansiedade das crianças se tornam ainda mais presentes no dia a dia dos pais. É hora de checar uniformes, material escolar e, claro, planejar e organizar como será a alimentação dos pequenos, principalmente quando eles estiverem fora de casa.

A preparação da lancheira requer tempo, paciência e disposição dos pais que querem fugir dos alimentos ultraprocessados, fritos ou açucarados – frequentemente encontrados na maioria das cantinas das escolas brasileiras – além da preocupação em agradar paladares tão críticos nessa idade.

Manter uma alimentação leve e saudável é um hábito essencial que garante qualidade de vida e prevenção à inúmeras doenças, podendo ser adquirido, principalmente, nas primeiras fases de vida da criança. Por isso, sempre que possível, tente introduzir na rotina de casa o consumo de alimentos saudáveis e naturais.

Confira as dicas que o chef de cozinha Amilcar Azevedo, do Gourmetzinho, preparou para os papais que não sabem o que fazer nesse momento:


1. Na ponta do lápis!

As crianças gostam de saber o que vai acontecer ao longo do dia, então seguir uma rotina evita estresse e ansiedade desnecessários, além de colaborar para que elas cresçam seguras e independentes. Por isso, faça um planejamento semanal e organize o que gostaria que seu filho comesse na escola durante os cinco dias da semana.

2. Natureba, sim.

O óbvio também precisa ser dito. Ofereça sempre alimentos in natura para seu filho: evite açúcares, refinados ou conservantes. Uma alimentação leve e equilibrada permite que as crianças recebam todo o aporte de vitaminas e nutrientes e sejam menos suscetíveis a doenças relacionadas à obesidade – que aumentou 600% em 30 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

3. Ultraprocessados nunca mais.

Os alimentos ultraprocessados são grandes vilões da alimentação infantil. De acordo com um estudo da Universidade de Glasgow, as comidas ultraprocessadas de bebês costumam ter vegetais mais adocicados, o que implica em uma mudança no paladar das crianças. Além disso, esses alimentos possuem calorias vazias, ou seja, não agregam valor nutricional ao produto.

4. É preciso insistir!

Se não é fácil inserir novos hábitos na vida de um adulto, imagine na de uma criança! Por isso, é normal que elas não queiram provar novos alimentos nessa fase. Mas não vale desistir. Tente uma, duas, dez vezes... Só com foco e determinação é possível introduzir mudanças sutis e que trarão resultados significativos para vida da família.

5. O novo é sempre legal.

A última dica para montar a lancheira saudável é apresentar alimentos novos sempre que possível. A curiosidade dos pequenos pode ser uma aliada nesse momento, então use e abuse de cores e formatos diferentes para incentivar o hábito de comer alimentos saudáveis e nutritivos desde cedo.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário