20 de julho, de 2018 | 16:42

Ex-prefeitos são presos em investigação do Gaeco

Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos na quinta-feira (19), quando policiais foram mobilizados no Vale do Rio Doce

Reprodução
Aurélio Donádia (Itabirinha), Wanderley Vieira (São Félix de Minas) e Edson Alves (Divino das Laranjeiras) estão presos preventivamenteAurélio Donádia (Itabirinha), Wanderley Vieira (São Félix de Minas) e Edson Alves (Divino das Laranjeiras) estão presos preventivamente

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) resultou na prisão dos ex-prefeitos de Itabirinha, Aurélio César Donádia; de São Félix de Minas, Wanderley Vieira de Souza; e de Divino das Laranjeiras, Edson Alves de Souza. Os três são investigados por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, falsidade ideológica e fraude à licitação.

Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos na quinta-feira (19), quando policiais foram mobilizados no Vale do Rio Doce.

Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão foram apreendidos veículos, uma arma de fogo; bens foram bloqueados pela Justiça e uma barra de maconha foi encontrada no sítio do ex-prefeito de Itabirinha. Um caseiro se apresentou como dono do entorpecente.

O Ministério Público estima um prejuízo de mais de R$ 25 milhões aos cofres públicos dos municípios no Vale do Rio Doce. Os ex-prefeitos passam o fim de semana em prisão preventiva em Governador Valadares.

Esquema intermunicipal
Conforme a investigação do Gaeco, a corrupção era intermunicipal. Nas investigações iniciadas em fevereiro deste ano, o ex-prefeito de Divino das Laranjeiras, Edison Alves de Souza, aparece como favorecido nas propinas por contratos de empresas em um esquema que fraudava licitações das obras púbicas entre 2009 e 2016.

Empresas de propriedade dos ex-prefeitos de Itabirinha e de São Félix de Minas eram beneficiadas no esquema.
A investigação indicou que, mesmo ao término do seu mandato, o ex-prefeito Edison Alves de Souza (Divino das Laranjeiras) manteve influência nas licitações por meio de seu sobrinho, eleito prefeito.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário