16 de julho, de 2018 | 09:50

Futebol x Riscos Cardíacos: Cardiologista explica quando se preocupar

Reprodução
Os riscos de complicações cardíacas ao praticar esportes podem ser divididos conforme a idadeOs riscos de complicações cardíacas ao praticar esportes podem ser divididos conforme a idade

Ao contrário do que muitos pensam, o futebol não aumenta o risco de problemas cardíacos. De acordo com o cardiologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dr. Fernando Barreto, aqueles que apresentam alguma complicação em meio a uma partida são atletas que já tinham alguma doença no coração e desconheciam ou não davam a devida importância. “Qualquer atividade que exija esforço físico um pouco acima do normal, como o futebol, deve ser praticada apenas após avaliação médica completa do jogador, com o objetivo de minimizar riscos à saúde durante a prática”, explica o especialista.

Segundo o Dr. Fernando, os riscos de complicações cardíacas ao praticar esportes podem ser divididos conforme a idade. “Até os 35 anos, prevalece o risco por doenças congênitas, aquelas que já nascem com a pessoa e que podem se manifestar durante um esforço físico intenso, como jogando futebol. Após os 35, há prevalência da doença isquêmica do coração, aquelas que podem levar a um infarto agudo do miocárdio seguido de morte súbita”, alerta.

Para diagnosticar a propensão a um infarto durante atividade física, é necessária avaliação médica periódica. Existe um protocolo de investigação baseado na idade, fatores de risco e tipo de esporte que será praticado (baixa, média ou alta intensidade). “Para prevenir o infarto, é possível combater os fatores de riscos clássicos, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, tabagismo, obesidade e estresse. Atividade física adequada para idade e condição de saúde de cada indivíduo também são importantes na prevenção, bem como uma dieta saudável”, finaliza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Valter de Souza Miranda de Carvalho

18 de janeiro, 2022 | 20:28

“Fizer cirurgia de ponte de safena no coração a 8 meses atrás o cirurgião me falou q poderei voltar a jogar futebol, fazer minhas caminhas e musculação.
Já estou fazendo as minhas caminhadas de 5 km.
E o futebol com os amigos de finais de semana pode?”

Envie seu Comentário