Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de julho, de 2018 | 14:00

França e Croácia perto da consagração

Bleus buscam o bicampeonato, e croatas querem entrar no seleto clube dos campeões do Mundial

Fifa/Divulgação
O baixinho Kanté tem sido um gigante no desarme dos adversários da FrançaO baixinho Kanté tem sido um gigante no desarme dos adversários da França

Com uma final inédita, a Copa do Mundo disputada na Rússia apontará um novo campeão mundial neste domingo, a partir do meio-dia. De um lado a França, com um time consistente em suas linhas, disposta a conquistar seu segundo título e consagrar a magia de Mbappé. Do outro lado, a Croácia, uma equipe comandada pelo talento de Modric, e que impressiona pela determinação. Para chegar à decisão, os croatas tiveram de enfrentar o desgaste de três prorrogações.

O argentino Néstor Pitana vai comandar o apito, repetindo um privilégio já desempenhado por seu compatriota Horacio Elizondo, que atuou na decisão entre Itália e França, em 2006. No jogo, vencido pela Itália nos pênaltis, depois do empate por 1 a 1. Um dos incidentes da partida foi a expulsão de Zidane, depois de uma cabeçada contra o peito de Materazzzi.

A seleção francesa embarcou para o Mundial da Rússia já apontada entre as seleções candidatas ao título. Com a bola rolando, os Bleus confirmaram essa previsão com vitórias convincentes, especialmente diante de duas forças sul-americanas. A Argentina foi desmontada por Mbappé e o Uruguai, com o desfalque de Cavani, procurou apenas se defender para evitar um placar dilatado.

Já a Croácia, mesmo sendo apontada como um bom time, não aparecia na lista dos favoritos à glória maior do Mundial. No entanto, a seleção croata foi crescendo e se impondo jogo a jogo. Na fase de mata-matas, com a disputa de três prorrogações, Modric e seus companheiros fizeram história, protagonizando uma marca histórica em Copas do Mundo. Nenhuma seleção antes conseguira passar por essa sequência.

Na coletiva após o apronto pra a decisão, Modric descartou as especulações sobre a possiblidade de ser eleito o melhor jogador do Mundial. “Gosto de reiterar que estou focado apenas no sucesso da Croácia. Ser mencionado nesse contexto é motivo de orgulho. Mas não me preocupo com isso. Quero que meu time ganhe a Copa do Mundo. O resto está fora do meu controle. Quero o sucesso do meu time”, resumiu.

Já Kylian Mbappé, apesar de apontar o valor da seleção croata, mostra confiança nos Bleus. Conforme o acertado com a Federação Francesa de Futebol, em caso de conquista do título, cada jogador vai receber 400.000 euros em premiação. Mbappé antecipou que, caso o bicampeonato mundial se concretize, ele var doar a quase totalidade da sua cota na premiação a diversas associações.

Catar
Com o encerramento do Mundial da Rússia, o foco passa a ser centrado na próxima edição, em 2022, no Qatar, de 21 de novembro a 18 de dezembro. Assim, pela primeira vez a Copa do Mundo será realizada durante o outono no hemisfério norte. É que as elevadas temperaturas do emirado em julho, em torno dos 50ºC, tornam impraticável a realização do torneio no verão.

Ficha técnica

França X Croácia

Motivo: Decisão da Copa do Mundo da Rússia


Local: Estádio Luzhniki, em Moscou.
Data: 15/07/2018
Horário: 12h
FRANÇA: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernandez; Kante, Matuidi (Tolisso) e Pogba; Mbappe, Griezmann e Giroud (N’Zonzi)
Técnico: Didier Deschamps

CROÁCIA: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pivaric); Rakitic, Brozovic, Rebic (Kramaric), Modric (Badelj) e Perisic; Mandzukic (Corluka)
Técnico: Zlatko Dalic

Árbitro: Nestor Pitana
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário