10 de julho, de 2018 | 16:23
Traços na Estação Memória
Desenhos realistas estão expostos em espaço cultural no centro de Ipatinga
Até o dia 20 de julho, a Estação Memória Zeza Souto, no centro de Ipatinga, vai abrigar a exposição cultural Arte e Evolução”, dos artistas Fábio Artes e Marcus Vinícius, cujo objetivo é divulgar o desenho realista, uma arte ainda pouco conhecida e praticada na região.A mostra reúne cerca de 30 desenhos produzidos com grafite e lápis de cor e foi aberta na manhã desta terça-feira (10), com a presença do prefeito Nardyello Rocha e dos secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Campelo, entre outras autoridades.
Nos dias 19 e 20 de julho, na própria Estação Memória, os interessados poderão participar gratuitamente de oficina de desenhos realistas e coloridos ministrada por Fábio Artes. Outra oficina, explorando a arte dos desenhos em preto e branco (grafite), será ministrada por Marcus Vinícius.
A cerimônia de abertura da exposição foi abrilhantada com uma apresentação musical dos educadores da Escola Municipal de Música Tenente Oswaldo Machado TOM, em parceria com o projeto E. M. Cantar.
O prefeito Nardyello Rocha chamou a atenção para o significado especial da data de 10 de julho, além da exposição a que fez questão de prestigiar num ato de valorização dos artistas.
Hoje demos um passo a mais em direção à multiplicação de incentivos aos talentos locais, com a votação e aprovação na Câmara do Plano Municipal de Cultura, instrumento de planejamento e execução de políticas públicas para a área, e que foi elaborado a partir das motivações e expectativas dos artistas representados pelo Conselho Municipal de Cultura”, destacou.
O prefeito ainda acrescentou: Realizamos uma gestão compartilhada, para dar um tratamento linear às diversas manifestações artísticas, sem privilégios. Queremos valorizar indistintamente os artistas de potencial como o Fábio, um excelente desenhista.
Com o Plano de Cultura vamos ampliar o espaço para os músicos, as peças teatrais, entre outros nichos culturais, além de enaltecer o conjunto de tradições e manifestações da nossa zona rural”, ressaltou Nardyello.
Espaço de arte
O espaço destinado para a exposição é coordenado pela Prefeitura de Ipatinga por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, através do Departamento de Cultura e via Seção de Patrimônio e Incentivo Cultural.
O local é oferecido gratuitamente a artistas do município e toda a região para apresentação de trabalhos musicais, exposições, obras fotográficas e outras atividades dos mais variados segmentos.
Para mais informações sobre o espaço, os profissionais devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no 3º andar da Prefeitura, ou pelos telefones 3829-8059 e 3829-8060, e terá acesso a uma declaração de responsabilidade e algumas instruções elaboradas para orientação do expositor. A agenda está aberta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]