
10 de julho, de 2018 | 09:43
Terminado drama dos meninos e técnico presos em caverna na Tailândia
Governo confirma que operação de salvamento foi encerrada nessa terça-feira, com todas as 13 pessoas resgatadas
O governo da Tailândia divulgou na manhã dessa terça-feira (10) que as equipes de emergência resgataram hoje os últimos quatro meninos e o técnico do time de futebol da caverna Tham Luang, norte do país, onde estavam presos há duas semanas, por causa da inundação dos dutos que levam às câmaras.
O grupo era formado por 12 meninos entre 11 e 16 anos de idade, e o técnico de futebol dos garotos, de 25 anos. Desse total, quatro meninos foram retirados da caverna no domingo.
Outros quatro foram retirados na segunda-feira (9) em um trabalho de Bombeiros, Exército e Polícia. Os quatro garotos restantes e o técnico saíram nesta terça e ainda não há informações oficiais sobre o estado de saúde deles.
Os garotos fazem parte do time de futebol Wild Boars e acredita-se que eles foram para a caverna no dia 23 de junho, após um treino, para comemorar o aniversário de um dos colegas. Teriam levado apenas alimentos básicos e acabaram presos por causa da inundação. Houve uma chuva intensa, a passagem na caverna começou a inundar-se e eles ficaram acuados em uma câmara em um nível mais elevado, seca, mas fria e escura.
Para chegar ao local onde estavam equipes de mergulhares tiveram que passar por locais estreitos e mesmo com a experiência de muitos anos de mergulho, um dos profissionais envolvidos na operação perdeu a vida.
A exemplo de outros profissionais, o tailandês Saman Kunan, de 38 anos, era militar do grupo de elite da marinha e atleta de alto rendimento. Em uma das entradas na área inundada, ele acabou ficando sem oxigênio e morreu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]