Expo Usipa 2024 02 - 728x90

05 de julho, de 2018 | 12:32

Investigador Mirim” da PC atende comunidades com o apoio da Cenibra

Projeto da Polícia Civil leva conhecimento sobre direitos e cidadania para crianças conta com reforço da empresa de celulose

Divulgação Polícia Civil
Palestras para estudantes marcaram as ações em várias comunidades atendidas pela CenibraPalestras para estudantes marcaram as ações em várias comunidades atendidas pela Cenibra

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em parceria com a Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra) promoveram um ciclo de ações sociais em diversas cidades do 12º Departamento de Polícia Civil (DPC) de Minas Gerais. Centenas de quilômetros percorridos para levar informação e direitos às comunidades atendidas pelo projeto.

Entre os dias 23 de maio e 3 de julho foram feitas intervenções abertas à comunidade em escolas públicas das comunidades de Belo Oriente, Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), Naque, Naquinho (Açucena), Bom Jesus do Bagre (Belo Oriente), Florália (Santa Bárbara) e Santana do Alfié (São Domingos do Prata).

As ações contaram com a palestra lúdica do projeto “Investigador Mirim”, ministrada pela investigadora Elisângela Damasceno. O público alvo trata-se de crianças, fazendo-as aprender sobre o papel da Polícia Civil no cenário da segurança pública e engajando-as a tornarem-se colaboradoras da PCMG nos microcenários dos quais fazem parte: escola, bairro, família.

“Não falar palavrão, estudar a lição, utilizar as palavras mágicas (por favor e obrigado)” estão dentre as variadas lições que os “Investigadores Mirins” recebem antes de receberem seu simbólico distintivo da função. Ao todo as palestras alcançaram cerca de 2 mil pessoas.

Ações como esta, de aproximação da Polícia Civil com a comunidade, favorece e resgata a imagem da instituição e colabora para a consolidação e democratização do acesso à Justiça principalmente para as comunidades carentes de informação.

As ações envolveram ainda agendamentos para confecção de primeira e segunda vias de Carteira de Identidade (RG), cuja parceria com as óticas Distak tornou-se possível a obtenção da foto 3x4 de forma inteiramente gratuita à comunidade. Ao todo, foram confeccionadas mais de 1 mil carteiras de identidade.

O direito à Carteira de Identidade faz parte dos pilares da garantia da individualização e dignidade da pessoa humana. O agendamento e confecção do documento, em local acessível às comunidades carentes, mostra o empenho da Polícia Civil para a efetivação da cidadania.

O Projeto “Investigador Mirim” é executado no âmbito do 12º Departamento há cerca de um ano, por meio da Comissão de Policiamento Comunitário da 1ª Delegacia Regional de Ipatinga. Tal projeto tem sido um sucesso por onde passa, sendo claro o poder transformador positivo desta intervenção na vida das crianças que participam deste.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário