Bilhão x lentidão na moda, lá e cá

Wagner Penna e as novidades do mundo fashion

TOSTÃO
Os lançamentos de verão na pronta-entrega (ou no atacado, na definição de outros) realizados pelas grifes com showrooms instalados em Beagá serão adiantados para esse mês de julho.

O fato é que todo mundo programava um lançamento mais efetivo em agosto, mas, diante das poucas vendas do inverno (chegaram a cair mais de 50% em média), o pessoal apressou as vendas de roupas para o próximo verão. Ano eleitoral é duro para quem depende do bom desempenho da economia.

BILHÃO
Enquanto a turma daqui padece com a queda nas vendas, na moda internacional as grandes grifes informam cifras incríveis de vendas e lucros inacreditáveis. É o caso da Chanel, que divulgou vendas no ano passado em torno de 10 bilhões de dólares. Isso mesmo, bilhões.

Algo que nem todo o nosso minério vendido dá para cobrir. Sem contar que outras marcas de igual peso, como Louis Vuitton e Dior, têm transações comerciais que chegam aos céus.

Divulgação


O verão 19 da marca Anne Fernandes
LENTIDÃO
Acaba de ser realizada mais uma semana de moda em Barcelona, na Espanha. Até aí, nada demais. O fato curioso é que, nas passarelas, eles estavam lançando as tendências para o verão 2019, isto é, que estarão nas ruas de lá daqui a um ano.

O que é estranho, porque a tendência na moda mundial é que os lançamentos sejam feitos (quase) simultaneamente com as estações, em razão do seu vazamento imediato das propostas pelas redes sociais.

Depois, é uma ironia que o país que começou a corrida para encurtar o tempo entre a confecção e a loja (através da poderosa Zara) continue batendo na tecla da antecipação exagerada.

VAIVÉM
* A grife Anne Fernandes abre o calendário de lançamentos para o verão 2019 na pronta-entrega mineira, em Beagá. Nas suas araras, muito xadrez, florais, listras, bordados em mix de cores suaves com tons mais fortes, como manda a nova estação. Vale a pena conferir. ***

* A tecelagem RVB, que é de Santa Catarina, promoveu uma palestra sobre as tendências do verão 2019 (em tecidos, claro) em Beagá. Quem falou sobre o tema foi a turma do site inglês WGSN, o mais poderoso do mundo em se tratando de ‘fashion trends’. ***


* O futebolista mais fashion do planeta, Daniel Alves, não fez por menos: apareceu na concentração da seleção brasileira na Copa do Mundo na Rússia vestindo uma t-shirt da Dsquared, dos canadenses Dan e Dean Caten. O jogador também esteve no noticiário por causa de uma suposta inadimplência com o fisco da Espanha. ***

* As grandes marcas ‘descobriram’ que falar de moda sustentável não apenas reforça a sua boa imagem, como também vende. Uma das mais empenhadas no assunto, a holandesa C&A, lançou até vídeo com o tema, tudo made in Brazil. Bacana isso, não? ***

PONTO FINAL - O primeiro impacto sobre a decisão de criar um novo formato para a Minas Trend, isto é, tornar a feira autossuficiente e menos dependente do suporte da Fiemg, vai se transformando em movimento de união em torno do assunto. As entidades do setor vêm manifestando seu apoio ao novo coordenador da feira, o designer e empresário Rogério Lima, cujas propostas para o assunto são muito boas. Amém.
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