29 de junho, de 2018 | 08:00
NÃO PODEMOS DESISTIR DA USIMINAS MECÂNICA”
Luiz Carlos Miranda*
Caro Presidente, Sergio LeiteAtento aos fatos, movimentações e discussões que envolvem a Usiminas e no dever de proteger os interesses maiores da empresa como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa, me dirijo à vossa excelência para manifestar preocupação quanto à possibilidade de diretores desta Companhia estarem trabalhando no sentido de preparar o terreno” para a venda da Usiminas Mecânica S.A..
Neste momento em que esse assunto volta a ser cogitado, cumpre lembrar o papel de relevância que a mencionada empresa sempre desempenhou no desenvolvimento da própria Usiminas. Destaco também o seu potencial para gerar resultados a partir do conhecimento técnico acumulado ao longo dos anos, respeito no mercado associado a uma possível melhoria das condições mercadológicas no Brasil, o que possibilitaria a recuperação e até expansão da Usiminas Mecânica S.A. com a prestação de serviços e venda de produtos de alto valor agregado.
Mais do que a desvalorização da nossa própria história e não olhar estrategicamente para o futuro, preocupa as consequências que tal medida poderia gerar no presente com a possível demissão de mais de mil pais e mães de família só no Vale do Aço, entre os quais, pessoas altamente qualificadas e de inestimável valor para a Usiminas, além dos prejuízos sociais incalculáveis para as cidades onde mantemos operação. Isso, sem dúvida, contraria totalmente os valores defendidos por nós.
Reconheço as dificuldades pelas quais passamos com a Usiminas Mecânica S.A., mas ressalto que a capacidade de superar desafios que sempre moveu nossa equipe, e têm dado destaque nacional e internacional à esta diretoria, precisa ser aplicada aos demais negócios do grupo como forma de fortalecer as iniciativas recentemente tomadas e prosperar cada vez mais o nosso sonho chamado Usiminas.
Não podemos desistir da Usiminas Mecânica! E, é nesse sentido, que solicito de toda essa Diretoria Executiva uma criteriosa análise da real situação da Usiminas Mecânica, levando em consideração as perspectivas futuras, a importância da preservação do nosso capital intelectual e patentes tecnológicas, importantes para os negócios do aço. É necessário observar ainda os efeitos sociais que as decisões da empresa podem gerar nas comunidades em que estamos inseridos, para que uma possível proposta de resgate da Usiminas Mecânica seja apresentada por esta diretoria e, posteriormente, avaliada pelo Conselho.
Solicito ainda que a Usiminas avalie a possibilidade de promover esforços que para o aumento de competitividade da Usiminas Mecânica o quanto antes assegurando pleno progresso dessa importante empresa para a geração de empregos e como forma de plantar as bases capazes de preservar o pleno desenvolvimento dos negócios promissores da própria Usiminas.
Certo, mais uma vez, de que nossas observações e pedidos serão acolhidos por esta Diretoria Executiva, agradeço o seu particular empenho na exímia condução da nossa Usiminas. Reitero a minha disposição de defender sistematicamente os interesses maiores da Companhia e seus empregados. Me colocando à disposição no que se fizer necessário.
* Membro do Conselho de Administração da Usiminas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











