26 de junho, de 2018 | 17:47
Vilões da Copa
A arbitragem e o árbitro de vídeo - o VAR - estão sendo considerados os vilões deste torneio. Não há uma interação entre as duas partes, os árbitros não estão tomando decisões em lances cruciais das partidas, e usam a decisão dos cinco árbitros que estão de olho nos monitores dos computadores para definir o que vão marcar na partida.Devemos entender que o VAR veio para tirar dúvidas, que alguns árbitros não querem ver lances onde há uma tendência de não ser marcado, e com isto os outros árbitros que estão atuando nos monitores entram em ação para marcar o lance de forma correta, atuando de maneira isenta na partida.
Não vi ainda com bons olhos a atuação destes árbitros na Copa do Mundo, pois em lances em que deveria tomar a decisão de marcar uma penalidade máxima o árbitro precisa consultar o árbitro de vídeo para confirmar. E em alguns lances ele não tem autonomia para fazer a consulta, como foi o caso da partida envolvendo Brasil e Suíça, onde Gabriel de Jesus foi agarrado dentro da área e a arbitragem de vídeo não foi consultada.
Outro lance foi entre Suíça e Sérvia, onde um sérvio foi literalmente agarrado” dentro da área por dois suíços e o árbitro de vídeo mandou seguir o lance, como se fosse normal. As duas jogadas foram penalidades claras, que nem precisaria do árbitro de vídeo.
Diante deste quadro, quem está com o apito nas mãos não tem mais nenhuma responsabilidade sobre a partida, e caso não haja nenhuma forte pressão dos jogadores, ele simplesmente ignora o lance e segue a partida. Isto é errado, pois se em alguns lances o VAR é acionado, que se acione em todos os lances duvidosos. O que se percebe é que a FIFA não quer nenhum problema, joga a responsabilidade na tecnologia e não vai assumir nenhum risco durante o torneio.
BRASIL
Hoje a seleção brasileira volta a campo para buscar a segunda vitória na competição. E não deve ter nenhuma mudança, pois o treinador não é de mudar o seu esquema de trabalho. E mesmo jogando mal, o volante Paulinho deve continuar na equipe, é um jogador importante no esquema e acredito que não deve sair.
Mas Tite pensa em usar Renato Augusto como titular, no lugar do William, que também não vem fazendo bem a sua função dentro de campo, mas é um jogador rápido, que sai bem pelas pontas e deveria ser mantido no time titular. Há uma tendência de buscar o empate contra a Sérvia, o que classifica o Brasil. Mas é uma situação perigosa de se apostar, pois estamos tendo várias surpresas neste torneio.
Eu apostaria mais em Roberto Firmino no lugar de Gabriel Jesus para comandar o ataque, pois ele é jogador com mais presença na área e tem facilidade para de administrar o ataque da seleção brasileira. Fica a expectativa de uma grande vitória da nossa seleção. Acredito que a Alemanha estará em nosso caminho nas oitavas de final. Não é momento para escolher adversários, e sim, enfrentá-los em busca do cobiçado troféu.
FIFA NÃO PUNE
A entidade maior do futebol mundial vive de tentar punir jogadores em eventos como a Copa do Mundo, mas nunca tomou nenhuma decisão efetiva para servir de exemplo.
Os atletas Xhaka e Shaqiri, da Suíça, que foram os autores dos gols da virada sobre a Sérvia, na segunda rodada do grupo E, e o capitão Lichtsteiner, fizeram gestos imitando a águia da bandeira de Kosovo, que ainda hoje luta pela sua independência.
A Fifa resolveu apenas multar financeiramente os atletas e o clube, e os mesmos podem seguir atuando na Copa do Mundo. A FIFA tem a tradição de não tirar os atletas de destaque das equipes, em partidas decisivas dos eventos que promove, e assim, não será diferente nesta edição da Rússia.
COPA VALE DO AÇO
A Copa JCE do Vale do Aço prosseguiu no último fim de semana, com as partidas das semifinais da competição. A equipe do Xeripita foi derrota por 3x5 pela equipe do Torino, e vai precisar vencer o jogo de volta no próximo domingo, pela diferença de três gols.
Na outra partida, o Universo venceu o AER Meridiano por 4x1. Com esta vitória, o time do Universo pode perder por até dois gols de diferença. Os jogos de volta serão no domingo (1), em locais ainda a ser definidos pela organização do torneio.
LEMBRANÇAS
Lourendan Drumond foi um dos grandes técnicos do futsal de nossa região, dirigindo a equipe da ALFA nas competições promovidas no Vale do Aço. Foi um verdadeiro campeão, montando equipes muito fortes e conquistando vários títulos.
Contato [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]