18 de junho, de 2018 | 16:43
CBF prepara reclamação contra árbitro de vídeo
O ponto central da reclamação é que, para a CBF, não houve consulta ao árbitro de vídeo em dois lances capitais
Lucas Figueiredo/CBF
Para jogadores da seleção, empate não abalou a confiança para próximos confrontos

A CBF prepara uma reclamação formal à Fifa depois dos lances em Brasil 1 x 1 Suíça, no domingo, em Rostov-on-Don. A entidade, após uma série de reuniões, pretende questionar o protocolo utilizado em relação ao VAR, o árbitro de vídeo.
Nesta segunda, na volta a Sochi, a CBF se reuniu com o futuro presidente Rogério Caboclo para definir procedimentos. Inicialmente, o treinador Tite não gostaria de expandir a discussão sobre arbitragem, principalmente com os jogadores. A entidade quer saber, entretanto, sobre o ocorrido com a equipe de arbitragem liderada pelo mexicano Cesar Ramos.
O ponto central da reclamação é que, para a CBF, não houve consulta ao árbitro de vídeo em dois lances capitais - possível falta de Zuber em Miranda e possível pênalti em Gabriel Jesus. A cúpula da seleção brasileira entende que as jogadas, duvidosas, mereciam uma consulta ao VAR. O lance do gol suíço, em especial, é interpretado como duvidoso pelos líderes da seleção.
Uma das dúvidas é sobre como o árbitro principal teria recebido comunicação de que ambos os lances não tinham nenhuma infração. À beira do gramado no momento das jogadas, a comissão técnica brasileira foi avisada que as jogadas estavam sob verificação.
Reapresentação
Neymar, Paulinho e Thiago Silva não participaram das atividades em campo da seleção brasileira nesta segunda-feira (18). O trio ficou apenas em trabalho de recuperação na reapresentação do time. Apesar da atividade diferenciada, a comissão reforçou que não há preocupação com nenhum deles em termos médicos. Neymar, que deixou o estádio em Rostov mancando após sofrer dez faltas, postou foto cuidando do pé direito, operado em março.
Os outros jogadores, inclusive os que não atuaram contra a Suíça, fizeram uma primeira atividade de ativação na academia montada para os atletas no hotel e, em seguida, foram a campo para complementar as atividades sob o comando de Tite e sua comissão técnica.
Em seguida, os jogadores receberam folga e se reapresentam para o almoço de terça-feira. Depois de se reapresentar nesta segunda-feira, o Brasil treina mais uma vez em Sochi nesta terça-feira e viaja para São Petersburgo na quarta-feira. Na sexta-feira, o time joga a segunda rodada, contra a Costa Rica, às 9h (de Brasília), com a obrigação de vencer para respirar no Mundial.
O desafio deste momento é o técnico Tite restabelecer a confiança do grupo e montar uma equipe mais funcional para enfrentar a Costa Rica. Os costarriquenhos perderam para a Sérvia (1 a 0) e precisam de uma reabilitação para entrar na briga por uma vaga. Com o ponto somado, o Brasil aparece na segunda posição do Grupo E, liderado pela Sérvia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]