Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de junho, de 2018 | 07:36

Linha com cerol danifica helicóptero do Corpo de Bombeiros de MG

Aeronave usada para salvar vidas em acidentes está parada por causa de danos em peça essencial para voos

Divulgação CBMMG
Ninguém se feriu no acidente, mas helicóptero terá que ficar parado até reposição de peçasNinguém se feriu no acidente, mas helicóptero terá que ficar parado até reposição de peças

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros, utilizado em salvamentos e resgates aéreos em Minas Gerais, está estragado e indisponível em um hangar do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, depois que uma linha de pipa, com cerol, se enroscar na estrutura da aeronave. O anúncio foi feito neste domingo (17), na página do Batalhão de Operações Aéreas, nas mídias sociais. O acidente, ocorreu sexta-feira (15), quando o helicóptero do CBMMG fazia a aproximação do local de pouso e comprometeu duas peças responsáveis pela inclinação das pás do helicóptero. Ninguém se feriu no acidente.

Segundo a corporação, o conserto custará cerca de 40 mil dólares (R$ 149 mil reais). A aeronave já foi enviada para a manutenção, mas não há previsão de quando estará pronta para atuar novamente, porque os serviços são feitos por empresas terceirizadas e não há peças para pronta entrega.

Conforme a nota do CBMMG, o piloto percebeu a linha e realizou manobra para desviar-se da linha de pipa ao se aproximar do Aeroporto da Pampulha, na capital. No entanto, a linha atingiu o equipamento. O helicóptero foi colocado no solo em segurança, mas novos voos estão comprometidos até a troca das peças.

O Corpo de Bombeiros lamenta o ocorrido e alerta para o prejuízo causado por linhas de pipa, aparentemente 'inofensivas'. Em nota, o batalhão destacou que outros dois acidentes semelhantes ocorreram em 2016 e 2017.
"Esses incidentes, apesar de parecerem pequenos, podem deixar a aeronave indisponível para uso e gerar manutenções preventivas ou corretivas, que geram altos custos para o Estado", diz o texto. A corporação ainda lembra dos perigos de se utilizar linhas com cerol.
Peça danificada por linha de pipa com cerol  Peça danificada por linha de pipa com cerol


Ainda na postagem, o Capitão Penido, piloto do Batalhão de Operações Aéreas, afirma que a situação compromete principalmente os atendimentos à população. “Uma linha de pipa, ao se enroscar no rotor do helicóptero, prejudica a segurança do voo, colocando a tripulação em risco. Tripulação essa que realiza resgates e salvamentos diários em todo Estado, além do prejuízo nos atendimentos”, alerta.

Crime

O uso do cerol é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais. Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes.

Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso. Em Minas Gerais, a Lei Estadual nº 14.349 de 2002 prevê multa para os infratores, ficando esses sujeitos também a sanções cíveis e penais.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Dexter

18 de junho, 2018 | 12:14

“Ainda existem zé ruelas que usam cerol, para quê diabos usar cerol, ruim para aviação, ruim para motociclistas, crianças se ferem gravemente com a linha.
Vale também para os imbecis que soltam balões.”

Envie seu Comentário