PREF BELO ORIENTE MAIO LARANJA 02 - 728X90

19 de junho, de 2018 | 19:20

Reforma da estação história Pedra Mole em Ipatinga é resultado de TAC

Primeira estação ferroviária do Vale do Aço, criada no começo do século XX será restaurada em um acordo entre o MPMG e a Usiminas

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga aprovou o projeto da restauração das ruínas da Estação Pedra Mole, fundada em 1922 e localizada entre os bairros Cariru e Castelo, próximo à foz do rio Piracicaba no rio Doce.

A reforma resulta de um acordo entre Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, e a Usiminas, que firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que resultará no restauro das ruínas da Estação Pedra Mole, na realização de benfeitorias no local e na abertura do bem tombado à visitação pública.

A obra, prevista para iniciar em breve, foi aprovada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico. Estima-se que o investimento da empresa será de cerca de R$ 570 mil.

O projeto prevê a abertura de um portal de acesso na rua Itália, no bairro Cariru, e a realização de melhorias na trilha de 650 metros que propicia uma caminhada ecológica pela mata até as ruínas. Durante o percurso e também no local da antiga estação, totens explicativos contarão a história do bem.

Está prevista, ainda, a construção de uma fachada de estação ferroviária, que envolverá as ruínas e permitirá ao visitante imaginar o antigo terminal, e de um deck para contemplação da foz do Rio Piracicaba no Rio Doce, ponto em que acredita-se que desembarcaram os primeiros bandeirantes que cruzaram a região.

Conforme o promotor de Justiça Rafael Pureza, implementado o projeto, o lugar permitirá uma imersão histórica. “Os visitantes poderão reviver o início do século XX, conhecendo um pouco mais sobre a história local, do transporte ferroviário no Brasil e da colonização no interior de Minas Gerais. O acordo entre o MP e a Usiminas fomenta a educação ambiental e resgata o patrimônio histórico-cultural”.

História

A Estação Pedra Mole foi inaugurada em 1 de agosto de 1922, nas imediações da confluência do Rio Piracicaba com o Rio Doce. A estação ferroviária funcionou como primeiro terminal de passageiros em Ipatinga e da atual Região Metropolitana do Vale do Aço.

Ela foi desativada e abandonada cerca de três ou quatro anos depois de sua construção, e suas ruínas encontram-se atualmente dentro de uma área com densa vegetação florestal, de propriedade da Usiminas, entre os bairros Cariru e Castelo.

As ruínas foram tombadas como patrimônio cultural municipal pelo Decreto nº 3.575, de 1996, mas o lugar não está aberto à visitação pública e resta da antiga estação apenas suas fundações e uma parede, cercada pela mata.

Divulgação
Ruínas da antiga estação fica no meio de um matagal, entre os bairros Cariru e CasteloRuínas da antiga estação fica no meio de um matagal, entre os bairros Cariru e Castelo


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Magalhães Bueno

05 de novembro, 2018 | 11:53

“Louvável esta iniciativa, estão de parabéns, pois um povo sem memória é um povo sem identidade.”

Cariruense

17 de junho, 2018 | 13:52

“A verdade é que a área as margens dos dois rios é um dos locais mais belos de Ipatinga e merecia ser ponto turístico. Mas hoje é apenas um local frequentado por pessoas esquisitas e usado como banheiro pelo pessoal que faz a feira sábado de manhã.”

Fabricianense

16 de junho, 2018 | 11:38

“Agradeca ao ex prefeito Paulo Antunes e seus secretariados pela falta de memoria historica, diga se de passagem que de elefante branco intendiam e so ver aquele anexo da prefectural.”

Mad Max

15 de junho, 2018 | 07:26

“FABRICIANO DESTRUIU SUA ESTAÇÃO, IPATINGA RECONSTRÓI SUA ESTAÇÃO.”

Jorge Luiz Dias

14 de junho, 2018 | 19:50

“Que bela noticia. Nossa historia não pode cair no esquecimento. Parabéns pela iniciativa.”

Envie seu Comentário