05 de junho, de 2018 | 10:17

Protegendo a vida e o ambiente

Prefeitura de Ipatinga promove a recuperação dos mananciais hídricos do município

SecomPMI
Área que vem sendo revegetada às margens do Ribeirão Ipanema, no bairro VenezaÁrea que vem sendo revegetada às margens do Ribeirão Ipanema, no bairro Veneza
Dando continuidade ao programa de recuperação dos mananciais hídricos do município, a Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), atuando em parceria com a concessionária Infrater, vem promovendo o plantio de diversas espécies nativas de árvores às margens do Ribeirão Ipanema, visando preservar e evitar a erosão do solo às suas margens e o assoreamento do curso d’água, para melhorar e aumentar a qualidade hídrica no município.

Ao todo, já foram plantadas cerca de 10 mil mudas, com cerca de dois metros de altura, produzidas no Viveiro Municipal, e o trabalho prossegue ao longo das margens do Ribeirão Ipanema, da Avenida Leôncio Guimarães entre os bairros Vila Ipanema ao Veneza II e entre os bairros Cidade Nobre e Vila Celeste. A previsão é chegar a 15 mil mudas.

SecomPMI
Parque Samambaia, no bairro Bom Jardim, também passa por recuperação ambientalParque Samambaia, no bairro Bom Jardim, também passa por recuperação ambiental
Entre as espécies nativas e frutíferas utilizadas estão o Mulungu, Pau-ferro, Sapucaia, Imbaúba, Goiaba, Jatobá, Pau-Brasil, Jenipapo, Cajá-manga, Sibipiruna, Acerola, Amora, Ipê rosa, Ipê branco, Ipê amarelo, Pau-formiga, Guapuruvu, Manga, Paineira, Ingá e Araribá.

Como os desmatamentos das encostas e das matas ciliares vêm contribuindo também para a diminuição da quantidade e qualidade da água das nascentes, o programa beneficia ainda a recuperação destas formações de drenagem natural das águas pluviais e de vários cursos d’água, como ocorreu no Jardim Santa Clara e Granjas Vagalume, sendo que esta última chegou a ficar cerca de dois anos sem água, por falta de revitalização.

SecomPMI
A Infrater instala gradis de madeiras para proteção das mudas que são plantadasA Infrater instala gradis de madeiras para proteção das mudas que são plantadas
Somente no último mês foram contempladas as nascentes do bairro Bom Jardim, na Passagem Raízes e Parque Samambaia. Também houve atendimento de uma reivindicação antiga dos moradores, sendo revitalizada uma área de olho-d’água onde havia uma grave erosão na Grota do IAPI. E para proteger as mudas da ação de vândalos e de animais, a Prefeitura de Ipatinga tem feito o seu cercamento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário