05 de junho, de 2018 | 10:03

Vem Passarinhar...

Turismo no Vale visita a RPPN da Cenibra

Em maio, participantes do projeto Turismo no Vale conheceram o Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção: o Projeto Mutum, desenvolvido pela Cenibra, desde 1990, na Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN Fazenda Macedônia. 

ACS Cenibra
Os passarinheiros observadores posam na Fazenda MacedôniaOs passarinheiros observadores posam na Fazenda Macedônia
Com o propósito de fomentar a observação de aves como potencial turístico regional, o Projeto Turismo no Vale participa de encontros e reuniões com a Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Minas Gerais (Setur) e apoiou a realização do evento Vem Passarinhar, que, em outubro passado, levou quase 100 pessoas ao Parque Estadual do Rio Doce.

A atividade, internacionalmente conhecida como birdwatching, ganha mais adeptos a cada dia na região do Vale do Aço, graças ao trabalho inicial desenvolvido pela Associação de Amigos do Parque Estadual do Rio Doce e ao trabalho conjunto realizado através do Projeto Turismo no Vale, desde 2016.

ACS Cenibra
O observadores percorrem as trilhas da fazenda MacedôniaO observadores percorrem as trilhas da fazenda Macedônia
O trabalho é realizado por meio de um acordo de cooperação técnica e científica entre a empresa e a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX), entidade não governamental sediada em Contagem (MG).

O acordo prevê a reintrodução de espécies de aves silvestres ameaçadas de extinção em seu habitat natural. Trata-se de um trabalho inovador no Brasil e no exterior, já que contempla não só a proteção ou criação em cativeiro de animais ameaçados, mas também a sua recondução ao ambiente de origem.

Já foram soltos exemplares do Mutum-do-sudeste (Crax blumembachii), Macuco (Tinamus solitarius), Capoeira (Odontophorus capueira), Jaó (Crypturellus n. noctivagus), Inhambuaçu (Crypturellus obsoletus), Jacuaçu (Penelope obscura bronzina) e Jacutinga (Aburria jacutinga). As espécies reintroduzidas são monitoradas periodicamente na área de soltura e arredores, de modo a coletar dados relativos à adaptação, dispersão, reprodução, predação e quantificação de indivíduos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas