02 de junho, de 2018 | 09:56

Concluída parte das intervenções em trecho urbano da BR-381

Uma barreira com blocos de concreto interrompeu a alça de retorno para o Centro de Ipatinga

Secom PMI
Barreira de concreto fechou a alça de retorno para o Centro de IpatingaBarreira de concreto fechou a alça de retorno para o Centro de Ipatinga

O Departamento de Trânsito de Ipatinga deu por concluída a 1ª fase da intervenção no trecho urbano da BR-381, nas proximidades da Estação Ferroviária Intendente Câmara e do retorno na saída do bairro Ferroviários.

A instalação de semáforo com acionamento por botoeira e sonoro em frente à Estação Ferroviária, nos dois sentidos da BR-381, garantirá a segurança para pedestres e passageiros que desembarcam aquele local, além de melhorar o tráfego de veículos principalmente nos horários de pico.

Já o retorno na saída do bairro Ferroviários foi fechado definitivamente. Uma barreira com blocos de concreto interrompeu a alça de retorno para o Centro de Ipatinga, na altura da saída da avenida José Júlio da Costa evitando assim risco de acidentes no local.

Logo à frente cerca de 50 metros após a barreira, foi instalado um semáforo repetidor de sinal, que somente será fechado para os motoristas que trafegam sentido Shopping do Vale do Aço-Centro, quando a botoeira instalada em frente à Estação Ferroviária for acionada. Desta forma, o fluxo de veículos passa a ser livre e contínuo.

A botoeira conta com um alarme sonoro e um temporizador, possibilitando a passagem de pedestres e passageiros que desembarcam dos trens da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

As intervenções foram executadas com recursos da Prefeitura de Ipatinga e aprovadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). O projeto contou ainda com acompanhamento da 12ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Trânsito Rodoviário.

Usuários

Maria de Fátima Weber, moradora do bairro Ideal, disse que sempre passa por este trecho para se locomover a outros bairros ou mesmo para outras cidades. “Foi uma obra necessária e muito bem-vinda. Era difícil atravessar nos horários de pico como no fim da tarde e início da manhã. Agora me sinto muito mais segura, pois sei que acionando a botoeira o trânsito vai parar, me possibilitando atravessar em segurança. É realmente um alívio”, comentou.
O comerciante Paulista foi testemunha de muitos acidentes no trecho em frente a estaçãoO comerciante Paulista foi testemunha de muitos acidentes no trecho em frente a estação

Augusto Freire, o Paulista, tem uma barraquinha há 20 anos no ponto de ônibus da Estação Ferroviária e conta que já presenciou muitos acidentes no trecho. “Muitos deles foram fatais. É difícil passar um ano em que uma pessoa não seja vitimada neste local, isso sempre me deixou chocado. A intervenção melhorou essa situação em 100%”, observou.

Mais intervenções

Outras etapas da obra ainda estão sendo executadas e previstas para serem concluídas na próxima semana, como a construção de uma barreira de concreto que servirá de canalização do trânsito para os veículos que saírem do Escritório Central da Usiminas.

Nesta alça de aceleração criada, os motoristas que saem do Escritório Central e da Fiemg terão que seguir em direção ao retorno mais próximo, que agora passa a ser o do Shopping Vale do Aço. Já o retorno localizado em frente ao acesso, continua aberto apenas para os veículos que já estiverem trafegando pela faixa da esquerda da BR-381.

Também está em fase de conclusão a reabertura da rua que fica atrás do antigo Hotel Century, uma rota alternativa com ciclovia, para quem sai do Escritório Central da Usiminas. O motorista ou ciclista deve seguir em frente rumo a esta rua, até o bairro Ferroviários, de onde também poderá acessar a BR-381.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Claudio Moreira Costa

21 de junho, 2020 | 11:06

“Quanto a travessia do pedestre para ter acesso a estação ferroviária, não se discute, foi providencial. Porém, a mudança do local do retorno para centro, ficou extremante perigoso. Deviria ter uma via de saída rápida, como a saída Bairro Novo Cruzeiro para BR.”

Haroldo Freitas

03 de junho, 2018 | 17:25

“Fechar o retorno em frente ao ferroviários é pertinente, devido aos diversos acidentes no cruzamento. Agora o retorno a ser utilizado, em frente a saída da FIEMG, precisa de uma via de aceleração maior, sentido bairro Centro, como fizeram na saída do Novo Cruzeiro para o Centro.”

Rick

03 de junho, 2018 | 12:46

“Excelente intervencao da Prefeitura, Dnit e Vale.
Fluidez no trânsito é sinônimo de economia de combustível.”

Wander

03 de junho, 2018 | 09:31

“Fizeram isso para alterar o fluxo dos carros, fazer os carros darem uma volta enorme, aí gasta mais combustível.
Para os pedestres no acesso a estação ferroviária, faria apenas uma passarela igual a do iguaçu acima da BR e garanto que não sairia mais carro do que toda esta modificação e muito mais seguro.
Aqui na rotatoria do Ideal próximo a consul tá tudo errado, o acesso ao estacionamento superior da consul, quem desce a Manoel Izidio tem que fazer a volta na rotatoria para ter acesso e quem vem na rua de frente a consul consegue estacionar direto porém na saida terá que contornar lá na caixa d'água ou atravessar na faixa continua da saída. Realmente não entendem nada de transito.”

Jose

03 de junho, 2018 | 00:31

“Isso é só pra lavar dinheiro pra essas campanha política, não tem nada a ver esse semáforo , o acesso a 381 sentido Valadares ficou pior , e mais longe nossa ninguém vai envestigar essa MARFIA DOS SEMÁFORO NAO , a disculpa e sempre a melhoria mas é só olha a quantidade de semáforo disnessesario no c. Nobre .AFFF quem tá planeijando o trânsito em ipatinga não entende nada de trânsito . A rotatória k fizeram em frente a consul ficou um lixo .mas tá bom esse Brasil e assim sempre nos roubam de maneira disfarçada ..marfia dos semáforos tá só enchendo o bolso hehe”

Cvtomaz

02 de junho, 2018 | 21:09

“Só acho que o modelo do semáforo que teria que ser instalado teria que ser igual ao instalado no retorno na BR, no qual de longe o motorista já saberia que o mesmo estaria ficando vermelho em tempo reconhecido e não seria pego de surpresa. Creio que colisões ocorrerão frequentemente nesse local por esse motivo.”

Envie seu Comentário