CADERNO IPATINGA 2024

27 de maio, de 2018 | 07:16

Ciclistas ipatinguenses percorrem a Rota do Descobrimento

Grupo inicia amanhã pedalada em Prado rumo a Cumuruxatiba/Corumbau e pretende chegar a Arraial D'ajuda em três dias

Wôlmer Ezequiel
Pedal do Vale iniciou na madrugada desse domingo, viagem ao litoral sul da Bahia Pedal do Vale iniciou na madrugada desse domingo, viagem ao litoral sul da Bahia
Um grupo formado por 14 ciclistas ipatinguenses percorrerá a partir dessa semana a famosa Rota do Descobrimento, no litoral sul da Bahia. A jornada será feita pelos integrantes do grupo Pedal do Vale, e teve início na madrugada desse domingo rumo à cidade de Prado. O grupo teve que inserir no planejamento, cuidados com o abastecimento de veículos, prejudicado com a paralisação dos caminhoneiros. Depois de Prado, a viagem passa a ser feita em bicicletas à beira do Atlântico para Cumuruxatiba, vila de pescadores localizada a 30 quilômetros da sede do município e depois, Corumbau/Caraíva/Trancoso e Arraial D'ajuda, em um percurso de 129 quilômetros que os ciclistas pretendem percorrer em três dias.

Um dos organizadores, José Martins, explica que o Pedal do Vale, atualmente com 250 participantes, faz sempre uma programação de viagens que vão além dos limites do Vale do Aço, com destino a pontos turísticos famosos. Em setembro do ano passado o grupo promoveu uma pedalada na rota que leva à cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo (Caminho da Fé). "Agora, para chegarmos a essa jornada buscamos patrocínio, agrupamos pessoas com o mesmo pensamento, organizamos a logística, que vai de uma carretinha para levar as bicicletas ao roteiro, hospedagem e alimentação e agora embarcamos", detalha.

José Martins destaca, entre os apoios, a ajuda do Arroz Granjeiro (patrocinador master), e Radical Bike e Minas Bike. “Sem a ajuda dos apoiadores seria muito difícil uma viagem dessas”, informa.

Mariluce Moreira de Oliveira é uma das quatro mulheres que integram o grupo da Rota do Descobrimento. "Somos quatro casais, nos dispusemos a participar desse passeio com a vontade de ter uma experiência diferente dos pedais que fazemos. Esperamos passar bons momentos, pois sabemos que a felicidade exige esforço, ela não brota do chão como margaridas e deve ser conquistada com esforço. Por isso nos empenhamos para que o passeio seja bem feito. Será um encontro entre amigos", resumiu.

Rota
Leandro Henrique, outro coordenador do Pedal do Vale, explica que a Rota do Descobrimento começa em Prado e termina em Porto Seguro. A viagem que o grupo iniciou nesse domingo foi planejada desde janeiro. "Tivemos que estudar a rota, contar com informações de quem, já vez o caminho, e aprender sobre as marés, importante para a passagem em alguns trechos. O Sul da Bahia é um lugar com um cenário incrível e esperamos que a nossa jornada seja marcante. Além do esporte e lazer visamos o conhecimento de outras culturas, inclusive indígena, muito presente nessa rota", concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário