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27 de maio, de 2018 | 08:30

Aciapi e CDL de Ipatinga finalizam diagnóstico sobre desafios do comércio

A pesquisa foi uma das ações do projeto Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, realizado no Centro entre os dias 19 de março e 09 de abril

Divulgação
Empresários foram ouvidos sobre as necessidades da região e desafios da classeEmpresários foram ouvidos sobre as necessidades da região e desafios da classe
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga realizaram um levantamento sobre os principais problemas do Centro da cidade e os desafios do comércio apontados pelos empresários da localidade.

A pesquisa foi uma das ações do projeto Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, realizado no Centro entre os dias 19 de março e 09 de abril. Ao todo, foram visitados 466 estabelecimentos comerciais de mais de 90 segmentos.
Durante as visitas, foi aplicado o questionário com duas perguntas: 1 - Quais são os maiores problemas do bairro? 2 - Quais são os seus maiores desafios enquanto empresário? A partir destas duas perguntas foram elaborados gráficos com os principais pontos destacados pelos empresários.

Os dois principais problemas relatados pelos empresários participantes da pesquisa foram: a falta ou irregularidades com o estacionamento e falhas na segurança pública no Centro. As reclamações a respeito do problema de estacionamento foram feitas, principalmente por empresários estabelecidos na avenidas 28 de Abril e João Valentim Pascoal, além das empresas que estão localizadas nas ruas perpendiculares às avenidas na região que abrange da rua Ouro Preto à rua Belo Horizonte. As reclamações sobre problemas na segurança pública e alto índice de pessoas em situação de rua foram registradas com maior incidência nas regiões das extremidades do Centro, tanto no sentido Vila Ipanema quanto no sentido Novo Cruzeiro.

Mais de 25% dos empresários reclamaram sobre a concorrência. Outros desafios apontados pelo empresariado do Centro foram a queda do fluxo de vendas em decorrência da crise econômica. A alta carga tributária sobre a classe empresarial também foi apontada como um grande empecilho de desenvolvimento das empresas.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi destaca a importância de identificar as especificidades do Centro para melhor atender as demandas da classe empresarial. “Foi desafiante realizar esta ação no Centro, devido ao número de estabelecimentos. Contudo, este material nos mostra com clareza quais são os gargalos identificados pelos empresários. Assim, teremos mais respaldo para cobrar junto ao Poder Público ações efetivas para melhoria da região”, destaca Cláudio.

Pesquisa é entregue às autoridades municipais
Na última semana o diagnóstico realizado pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga sobre o empresariado estabelecido no Centro de Ipatinga foi entregue pelos presidentes das entidades para representantes da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Câmara de Vereadores e 14º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG).
O comandante e subcomandante do 14º BPM receberam o levantamento do CentroO comandante e subcomandante do 14º BPM receberam o levantamento do Centro

Na avaliação do presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, a pesquisa pode ser um instrumento para que as autoridades do município determinarem ações mais eficazes para o Centro.

“Esta pesquisa pode ajudar os poderes Executivo e Legislativo, além da Polícia Militar a traçarem planejamentos que atendam de modo mais preciso as reais necessidades da região e da classe empresarial estabelecida no Centro. Em cada local que o programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, nós identificamos diferentes desafios do empresariado e problemas da região. No Centro não foi diferente”, pontua José Carlos.

Na ocasião da entrega do relatório às autoridades policiais, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Juliano Fábio Lemos Dias, destacou a importância de diagnósticos feitos diretamente com os comerciantes para um adequado planejamento do emprego da Polícia Militar.

“A prevenção e o combate ao crime realizados pelos policiais militares têm reduzido drasticamente os crimes violentos em Ipatinga, mas que, ainda assim, continuaremos fomentando o debate junto à Aciapi-CDL e os comerciantes da área central na busca de soluções para melhorar o policiamento ostensivo naquele local. Atualmente, o maior desafio enfrentado na Segurança Pública em nossa cidade é diminuir essa sensação de insegurança da nossa população”, disse o comandante do 14º BPM.

O relatório também foi entregue em mãos ao presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, o vereador Osimar Barbosa, o Masinho (PSC). Além disso, o documento foi protocolado no gabinete do prefeito interino Nardyello Rocha (PMDB) e na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).
O trabalho da equipe ficou concentrado no Centro por mais de 15 diasO trabalho da equipe ficou concentrado no Centro por mais de 15 dias

Entenda o programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado
O programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado tem como objetivo aproximar as entidades dos empresários. A ação no Centro foi a terceira etapa dessa iniciativa. O programa já passou pelos bairros Canaã, Horto e neste mês de maio chegou ao Cidade Nobre, do qual ainda será publicado o diagnóstico. Além da realização da pesquisa, a classe empresarial recebe informações sobre o papel da Aciapi e CDL e quais são os serviços ofertados.

Ao fim da ação, os empresários e funcionários do Centro foram convidados a participarem da palestra “Atendimento ao Cliente: Como surpreendê-lo positivamente”, dada pela coach Marilene Vitorino. A palestrante trabalhou os aspectos técnicos para melhoria do atendimento ao cliente e também a motivação das pessoas que lidam no varejo e no setor de prestação de serviços.

*A soma das respostas ultrapassa os 100%, isto ocorre quando o respondente (entrevistado) pode citar mais de uma opção das alternativas, em face da pergunta apresentada. Isto se verificou na pesquisa sobre as questões relativas aos estabelecimentos comerciais do Centro, na qual cada entrevistado pôde responder mais de uma alternativa. A análise do tema pode ser dada para cada uma das alternativas assinaladas e seus dados, múltiplos, foram lançados em um mesmo gráfico.










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