22 de maio, de 2018 | 15:01

A influência dos jogadores convocados nas redes sociais

Neymar, Marcelo, Firmino e Gabriel Jesus engajam mais os usuários; mas Neymar pode colocar em risco seu sucesso no Instagram

Arte Diário do Aço
 No geral, há grande expectativa sobre o resultado da Copa do Mundo e envio de mensagens positivas No geral, há grande expectativa sobre o resultado da Copa do Mundo e envio de mensagens positivas

Os jogadores da seleção brasileira já estão convocados. Agora é torcer para que a taça do Hexa venha para o Brasil. Enquanto a Copa do Mundo não começa, a Airfluencers, empresa de geração de inteligência a partir de dados de redes sociais e influenciadores, acompanha o desempenho dos atletas que compõem a lista de Tite nas redes sociais.

Após o anúncio do técnico, na última segunda-feira (14), os jogadores fizeram postagens em seus perfis oficiais agradecendo pela oportunidade de jogar com a camisa amarelinha. No geral, há grande expectativa sobre o resultado da Copa do Mundo e envio de mensagens positivas.

Mas, de acordo com o levantamento da empresa, há quatro nomes que se destacam entre os convocados como grandes influenciadores das redes sociais: Neymar, Marcelo, Firmino e Gabriel Jesus. A Airfluencers apresenta os principais dados coletados em um estudo sobre a influência, considerando os últimos 90 dias.

Neymar
O que ganha em relevância, tanto no Instagram quanto no Twitter, é Neymar Jr. Atuante nas redes sociais por impactar seus seguidores, ele é o que mais gera retweets no Twitter (4,5 mil nos últimos 90 dias), o que representa uma grande influência ao fazer seus fãs nessa rede - 39 milhões - compartilharem seu conteúdo. No Instagram, na comparação entre os outros convocados da seleção brasileira, o jogador é líder na média de comentários: 27 mil, nos últimos 90 dias.

Porém, um ponto interessante detectado pela Airfluencers nesse estudo foi o fato do Neymar ter restringido os comentários nas publicações em seu perfil oficial no Instagram. Ou seja, desde o dia 14 de março, somente quem é seguido pelo jogador nessa plataforma pode fazer comentários em seus posts, o que já impactou seu engajamento. O seu Airfluencers Score (métrica própria da empresa que avalia a qualidade de engajamento de um perfil. As notas variam de 0 a 1000) apresenta queda de 18%, registrando a nota 638.

“Neymar tem seu perfil aberto e é uma pessoa pública. É carismático, popular e ídolo de milhões de pessoas. Ao restringir o acesso de comentários, ele está fechando o diálogo com seus fãs e isso pode provocar o afastamento do público. Ao afetar a interação, consequentemente haverá impacto em sua audiência na rede, por mais força que sua imagem tenha”, comenta Augusto Cruz Neto, CMO da Airfluencers.

Na foto em que agradece a Deus por estar mais uma vez representando a sua nação, ele recebeu 2,6 milhões de curtidas e somente 55 comentários, enquanto os outros jogadores receberam no mínimo 1,4 mil comentários: https://www.instagram.com/p/BixdrzJA64L/?hl=pt-br&taken-by=neymarjr

Marcelo
Outro jogador que é fenômeno nas redes sociais é Marcelo Vieira (@marcelotwelve). É o único que possui perfil oficial no Instagram, Youtube, Facebook e Twitter e é atuante em todas. Marcelo é o segundo jogador da seleção mais influente do Brasil, atrás apenas de Neymar. No Twitter, possui 10 milhões de seguidores e gera uma média de 1,6 mil retweets. Já no Instagram, ele interage fortemente com sua audiência, gerando uma média de 579 mil curtidas e 2,2 mil comentários. Sua base é de 24 milhões de seguidores, apresenta um crescimento de 9% nos últimos 90 dias. Contudo, seu Airfluencers Score (métrica própria da empresa, que avalia a qualidade de engajamento de um perfil. As notas variam de 0 a 1000) é de 584, mas pode apresentar melhora conforme sua performance nos jogos da Copa, pois as pessoas tendem a interagir mais em suas publicações.

Firmino
Quem vem crescendo e pode se tornar querido no Brasil é Roberto Firmino (@bobbyfirmino). Atacante do time inglês Liverpool, ele tem 4 milhões de seguidores e cresceu, nos últimos 3 meses, 31% no Instagram. Apesar de postar pouco comparado aos demais companheiros - somente 35 publicações nos últimos 90 dias - ele gera uma média 284 mil curtidas e 1,3 mil comentários, feitos por fãs do mundo inteiro: de árabes a americanos. Suas fotos retratam principalmente os bastidores da vida de atleta, incluindo algumas em família, o que gera engajamento e um Airfluencers Score de 932 em crescimento, chegando a uma marca significativamente maior do que a de Neymar, por exemplo.

Gabriel Jesus
Gabriel Jesus está em destaque na publicidade junto os patrocinadores na seleção. Ao agradecer a convocação nas redes ele conquistou quase 815 mil curtidas no post do Instagram e gerou 7.248 mil comentários. Sua base é de 6,9 milhões de seguidores, com crescimento na faixa de 17%. Sua média de comentários é de 1 mil por post, com Airfluencers Score em 778, também acima do craque Neymar. Já no Twitter sua presença é mais branda, com 449 mil seguidores, que geram as médias de 1,2 mil retweets e 12 mil curtidas nos últimos três meses.

No fim da tabela das redes sociais
Agora, quem precisa comparecer melhor nos campos virtuais são os jogadores Fred Rodrigues, que apresenta, entre os convocados, a menor base de seguidores no Instagram (131 mil) e gera menos comentários (82 em média). Selecionado para a Copa do Mundo, ele ainda apresenta baixa representatividade no Twitter. Já Renato Augusto é o que menos faz postagens no Instagram. Nos últimos 3 meses fez somente 4 publicações e nenhuma no Twitter.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário