22 de maio, de 2018 | 08:52

Arte em papéis e pipamodelismo

Projeto do Centro Cultural Tikufukai tem apoio do MinC e Cenibra

As oficinas gratuitas de Origami, Kirigami e Washi-ê do Projeto Arte em Papéis, em sete escolas municipais de Belo Oriente (MG), foram um sucesso, com participação de 270 pessoas.

A oficina de Pipamodelismo vai acontecer até sexta-feira (25), com quatro turmas de 15 alunos cada, nas Escolas Municipais Hilda Morais e José Lagares de Lima.

Divulgação/ACS CCIT
As ilustrações nas pipas possuem várias explicaçõesAs ilustrações nas pipas possuem várias explicações
Os alunos aprendem de forma lúdica, ampliam sua formação e estimulam a criatividade. O Centro Cultural Internacional Tikufukai, instituição realizadora do projeto, trabalha há 45 anos na divulgação de técnicas culturais japonesas.

De acordo com Yoshiko Honda, diretoria do Centro Cultural Internacional Tikufukai no Vale do Aço, “o projeto Arte em Papéis visa contribuir para a criação de valores humanos e o desenvolvimento da relação entre Brasil e Japão, usando as diversas modalidades da milenar arte em papel”.

O projeto é desenvolvido através do Ministério da Cultura, com apoio do Instituto Cenibra, Gestão da Espaço Ampliar e produção de Shirley Maclane. Mais informações no site www.projetoarteempapeis.com.br.

Leida Horst, do setor de comunicação da Cenibra, destaca a importância da ação: “A Cenibra, ao comemorar 45 anos, ressalta a valorização da formação criativa, principalmente na infância, reforçando a importância de investimento no potencial humano”.

Divulgação/ACS CCIT
Ken Yamazato dedicou a vida a construir pipasKen Yamazato dedicou a vida a construir pipas
As pipas (takô, em japonês) são criativas e saudáveis, colorem os céus e fazem a imaginação dançar ao sabor dos ventos. As pipas japonesas trazem imagens como atributos à vida longa (cegonha ou tartaruga), fortaleza (carpa), prosperidade (dragão), aprendizado (o deus Sugawara), boa sorte (Darumá, o anão feliz), e faces de demônio como talismã contra a maldade.

O instrutor do curso em Belo Oriente é o professor Ken Yamazato, que dedicou a vida ao estudo e à arte de projetar e criar pipas. Engenheiro mecânico, já foi premiado dezenas de vezes em campeonatos e festivais.

Em 1991, criou a Ken Yamazato Engenharia de Papagaios e Pipamodelismo. Nas oficinas, sua equipe ensina a maneira correta de confeccionar e manusear a pipa, os diferentes tipos, os projetos.

O encerramento das atividades do Projeto Arte em Papéis será no sábado (26), de 8 às 11h, com um Festival de Pipas e oficinas de Origami (entrada gratuita), no Parque Multifuncional de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), em Belo Oriente, dentro da programação do evento Viva o Parque, realizado pelo Instituto Cenibra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário