21 de maio, de 2018 | 17:24

Vencer ou vencer

Divulgação
O Cruzeiro optou por priorizar o jogo de hoje, no Mineirão, contra o Racing, pela Libertadores, mesmo com a classificação para a fase seguinte já encaminhada. A razão de ser para tudo isso está no regulamento da competição, pois caso vença os argentinos e fique em primeiro lugar do seu grupo, o clube celeste se livra de enfrentar adversários fortes como Grêmio, Palmeiras, Corinthians, Santos, River Plate e Atlético Nacional da Colômbia, entre outros, pois estarão todos no mesmo pote do sorteio para ordem dos jogos, que será realizado pelo Conmebol, além de poder fazer o segundo jogo decisivo no Mineirão.

A boa notícia para o torcedor celeste, que promete lotar mais uma vez o Mineirão, incentivando o time, é que o atacante Thiago Neves, além do lateral Edílson, recuperados de contusões, devem jogar. Além dos dois, os demais titulares poupados no clássico do último sábado estarão descansados e prontos para encarar o Racing, com o único pensamento de vitória e, quem sabe, até devolver a goleada sofrida em Buenos Aires.

Novo astral
Depois de perder o título do Mineiro para o seu maior rival, o Atlético ainda foi eliminado precocemente na Copa Sul-Americana e logo em seguida na Copa do Brasil, o que deixou a sua fiel e fanática torcida frustrada.

Mas, no futebol que imita a vida, nada melhor do que um dia depois do outro, ou que uma vitória num clássico, mesmo que o adversário tenha usando uma equipe reserva. Isso muda tudo, joga o astral da torcida para cima e ela passa outra vez a acreditar no time.

Os resultados dos concorrentes diretos também ajudaram o Galo, que neste momento é o líder isolado do Campeonato Brasileiro, competição que não ganha há 47 anos, tornando-se sua prioridade máxima a partir de agora.
O técnico Thiago Larghy tratou de diminuir a euforia após a vitória no clássico, ao dizer que o time precisa de três a quatro reforços para seguir almejando o título.

Seguindo a meta traçada pela diretoria, o Galo sem os tais reforços, tem de se virar e continuar vencendo para chegar à parada da Copa, no mínimo, entre os três primeiros colocados.

FIM DE PAPO
Quem também fez bonito nesta 6ª rodada foi o América, que jogou com personalidade de time grande e derrotou o Botafogo por 1 x 0, no Independência, terminando em 5º lugar na tabela, com 10 pontos ganhos, três a menos do que o líder Atlético. Com 100% de aproveitamento dentro de casa, o Coelho é a boa surpresa deste início no Brasileiro e estaria na Libertadores do próximo ano, se a competição terminasse agora. Como diria Galvão Bueno: - Pode isso, Arnaldo?

Diferente do pessimismo de anos anteriores, quando teve a sua existência ameaçada por conta de dívidas contraídas em gestões anteriores, o Ipatinga Futebol Clube comemorou ontem 20 anos de fundação. Desta vez a sua atual diretoria passa confiança, esperança e otimismo em um futuro melhor nos próximos anos, tendo como propósito principal retornar à elite do futebol estadual e nacional.

O “Tigrão” foi fundado oficialmente no dia 21 de maio de 1998 por um grupo de desportistas, tendo à frente o empresário e ex-presidente Itair Machado, hoje diretor de futebol do Cruzeiro. Já no seu primeiro ano de existência subiu da Terceira para a 2ª Divisão, ou Módulo II, e no ano seguinte (2000) chegou à elite do futebol mineiro terminando em 4º lugar como campeão do interior.

Entre outros feitos importantes, o Tigre conquistou o título estadual em 2005, ao derrotar o Cruzeiro em pleno Mineirão, quebrando um tabu de 41 anos sem que uma equipe do interior levantasse a taça de campeão mineiro. No ano seguinte foi vice-campeão, perdendo o título para o Galo na final. Como vice-campeão da Série B, em 2007, alcançou a elite do futebol nacional, que disputou em 2008. Ainda em 2007, terminou a Copa do Brasil em terceiro lugar, sendo eliminado pelo Flamengo na semifinal.

Teve também seus piores momentos, como, por exemplo, a equivocada troca de endereço em 2013, indo parar em Betim. Mas o bom filho à casa torna, pois no ano seguinte voltou para a cidade de onde não deveria ter saído, iniciando uma reestruturação administrativa que resultou na boa campanha e a conquista do título da Terceira Divisão em 2017.

Este ano a equipe não conseguiu o acesso à 1ª Divisão estadual, o que parece ser questão de tempo, se continuar o bom trabalho da atual diretoria, que tem na presidência o jovem empresário Cristiano Araújo. Vida longa para o “Tigrão de Aço”, o nosso quadricolor imortal e cativo no coração de todos os ipatinguenses. “Nem sempre ganhando/ Nem sempre perdendo/Mas, aprendendo a jogar...” Elis Regina/Guilherme Arantes. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário