EXPO USIPA 2025 - 728X90

11 de maio, de 2018 | 10:27

Copa do Mundo de Slam Poético

Com recursos do Circula Minas, Karol Ferraz vai à França participar de evento

A poesia mineira estará presente em outro importante evento internacional voltado para a literatura. A Copa do Mundo de Slam Poético, que acontece em Paris, na França, vai receber a poeta juiz-forana Karol Ferraz.

Com apenas 18 anos, a atual vencedora do Slam Interescolar Nacional chamou a atenção dos organizadores da Copa e foi chamada a participar da cerimônia de encerramento do festival.

Divulgação/Asscom/SEC-MG
Karol Ferraz venceu o Slam Interescolar NacionalKarol Ferraz venceu o Slam Interescolar Nacional
Primeira estudante brasileira a participar do evento, Karol apresenta neste domingo (13) o poema “Sexo Frágil”, que aborda questões ligadas ao machismo e misoginia.

A viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de apoio da Secretaria de Estado de Cultura para promover a difusão e o intercâmbio da cultura mineira em diversas áreas, como artes visuais, circo, dança, teatro, literatura, cultura afrodescendente, LGBT e folclore.

Influenciada por Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Manuel Bandeira e Machado de Assis, Karol acredita que a participação na Copa abrirá novas portas para poesia falada.

“É uma honra participar do evento. Nenhum estudante brasileiro conseguiu isso antes, e isso ajudará a construir novos caminhos para este tipo de poesia. Sem a apoio do Circula Minas eu não poderia viajar”, pontua Karol.

O Slam, como são conhecidas as competições de poesia falada, acontece ao redor do mundo há mais de 30 anos. Para participar de um evento, o poeta inscreve três poemas autorais para serem recitados num torneio, que em geral reúne três etapas preliminares antes da final.

No Brasil o movimento ocorre há cerca de dez anos, e Juiz de Fora começa a ganhar notoriedade na cena por trabalhos como o de Eric Meireles, que acompanhará Karol Ferraz no Copa do Mundo, em Paris.

Divulgação/Asscom/SEC-MG
Eric Meireles vai acompanhar a estudante em ParisEric Meireles vai acompanhar a estudante em Paris
O organizador do Slam Máster da Batalha Poética da Ágora e presidente da Confraria dos Poetas afirma que o evento na França auxiliará na formação da primeira Copa do Mundo de Slam Interescolar.

“Fiz contato com a organização do evento e vamos viabilizar o projeto aqui no Brasil. Ainda não existe no mundo um evento de Slam no formato de Copa só para estudante. E é isso que queremos fazer.

A poesia falada está crescendo muito e é um caminho a ser explorado nas escolas, pois fortalece o trabalho de base no fomento à criação literária. O resultado é um maior envolvimento da juventude com a poesia e a ampliação da capacidade de interpretar o cotidiano e a própria vida”, avalia Eric.

Circula Minas
A 1ª Seleção do Circula Minas 2018 contemplou sete projetos, beneficiando 24 pessoas. Nesta etapa, o programa da Secretaria de Estado de Cultura vai levar a cultura e o fazer artístico de Minas Gerais a Paris e Annecy, na França; a Lima, no Peru; a Nova Iorque, EUA; à Cidade do México; às Ilhas Canárias, na Espanha; e ao Rio de Janeiro.

Dividido em quatro períodos de inscrição, o Circula Minas viabiliza viagens por municípios do Brasil e dos cinco continentes. O investimento total é de R$ 300 mil, revertidos em ajuda de custo para despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação, entre outras.

O Circula Minas já contemplou 112 projetos de diversas manifestações artísticas e beneficiou 280 pessoas. Ao todo, 25 países e 9 cidades brasileiras receberam a cultura mineira durante os três últimos anos, período em que o programa passou a ser realizado por meio de edital.

As inscrições para 2ª Seleção do edital estão abertas. Os interessados têm até o dia 21 de maio para se submeter as propostas. As inscrições devem ser feitas no site www.cultura.mg.gov.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário