06 de maio, de 2018 | 14:00

Lei Antiesmagamento do vidro elétrico para segurança do usuário

Por Fábio Favari*

Reprodução
O setor automotivo deve apoiar ações das autoridades competentes para que haja uma atualização da LeiO setor automotivo deve apoiar ações das autoridades competentes para que haja uma atualização da Lei

A Resolução número 468 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) datada de 13 de dezembro de 2013 e que entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 2017, estabelece rigorosas exigências técnicas para automatizadores de vidros elétricos e tetos solares, proibindo a fabricação e comercialização de produtos que não sejam dotados de dispositivos de proteção antiesmagamento. Esses dispositivos permitem que quando for encontrado algum obstáculo durante a subida do vidro elétrico, ele será pausado e descerá, evitando quaisquer possíveis danos ao usuário.

É lamentável que algumas empresas se apoiem em brechas na Lei para fabricar dispositivos que não possuem o sistema de segurança antiesmagamento e continuem a comercializar esses produtos no mercado, colocando a vida de usuários em risco - especialmente a de crianças, que são as maiores vítimas desse problema.

O setor automotivo deve apoiar ações das autoridades competentes para que haja uma atualização da Lei, evitando qualquer ambiguidade, e para que, desta forma, todas as empresas cumpram os requisitos de segurança, implementando o sistema antiesmagamento nos dispositivos de abertura e fechamento de vidro elétrico.

Investimos em uma equipe de pesquisa e desenvolvimento que sempre atuou para desenvolver soluções que sejam interessantes para o mercado e tendo como premissa a segurança do usuário. A evolução tecnológica e a viabilidade econômica das soluções andam junto com a legislação automotiva em prol da segurança dos usuários de veículos, são vários os exemplos onde itens de segurança não eram e são hoje em dia são obrigatórios.

Por isso é fundamental que o consumidor tenha ciência desse tema, discuta e cobre das autoridades, dos fabricantes e dos revendedores uma postura em prol da segurança, acima de tudo. Um ajuste na Lei eliminando as brechas que alguns fabricantes utilizam e uma fiscalização mais rígida são extremamente necessários para que tenhamos somente produtos seguros no mercado de módulos de vidro elétrico.

Os módulos de vidros elétricos da Pósitron cumprem rigorosamente as normas técnicas estabelecidas pela Resolução do CONTRAN e a empresa reafirma sua posição de apenas comercializar produtos 100% seguros.

*Fábio Favari é Diretor de Engenharia e Tecnologia da Pósitron, responsável por projetos de produtos e desenvolvimento de soluções tecnologias da empresa há mais de 20 anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário