03 de maio, de 2018 | 06:16

Banco Central derruba fake news: notas com ‘Lula livre’ não perdem a validade

Notas com carimbo devem ser aceitas como qualquer outra

Rasurar cédulas não é recomendável, mas dinheiro rasurado pode ser aceito, orienta o Banco CentralRasurar cédulas não é recomendável, mas dinheiro rasurado pode ser aceito, orienta o Banco Central

Desde que o ex-presidente Lula foi preso, em 8 de abril, apoiadores do petista têm carimbado ou mesmo escrito em cédulas de dinheiro a mensagem “Lula livre”, como forma de protesto.

Os opositores ao ex-presidente, por sua vez, rapidamente se mobilizaram e começaram a disseminar nas redes sociais e em grupos de Whatsapp a informação segundo a qual o Banco Central teria proibido a rede bancária de aceitar as notas carimbadas ou escritas.

“Se receber tais notas, os bancos, deverão chamar a polícia. O portador estará sujeito ao enquadramento no artigo 163 do Código Penal”, diz uma das mensagens que tem circulado com força. O “alerta” faz referência à passagem do Código Penal que prevê pena de seis meses a três anos para aquele que destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia.

Nesta quarta-feira (2), no entanto, o próprio Banco Central divulgou uma nota em que desmente a informação: rabiscar ou carimbar cédulas, apesar de não recomendado, de acordo com o órgão, não as invalida. Os bancos, portanto, podem e devem receber ou trocar cédulas com o carimbo de ‘Lula livre’ que porventura receberem.

“Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária”, diz a nota do Banco Central, que informa ainda que “as notas descaracterizadas apresentadas na rede bancária serão recolhidas ao Banco Central, para destruição”, mas que isso não as tira o valor.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Che Que Vara?

03 de maio, 2018 | 15:57

“Se o comércio pode negar a receber, e se receber ele tem que trocar, então a nota num fica valendo bosta nenhuma, é a mesma coisa de perder o valor, quer dizer, até pior pq ainda vc corre o risco de responder processos por estar com essas notas.”

Cidadão

03 de maio, 2018 | 13:59

“Político é funcionário público. Roubou, cadeia nele! Se trabalhou? Fez mais que obrigação, pois recebem pra isso. Configura-se o crime de dano qualificado, rasurar ou vandalizar dinheiro, pois enquadra-se como patrimônio público da união. Crime previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal, segundo a doutrina majoritária. A pena para o delito é de detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência. Portanto, petistas seguem provando o que são, praticando a desordem em nome do caos, demostrando alto nível de retardo mental e alienação.”

Itallo

03 de maio, 2018 | 09:55

“Meu Deus, essa atitude de fazer um carimbo, para sujar as notas em circulação só pode ter partido de um débil mental. Fico impressionado com a mente aloprada de um ptista que não se enxerga. São cegos ou se fazem de cegos pra não enxergar ou aceitar a realidade e querem a todo custo chamar a atenção ou fazer baderna achando que com isso o líder máximo do partido será solto. Parem com isso, deixem de ser ridículos e infantis.”

Sacapó

03 de maio, 2018 | 08:04

“Eu não recebo notas com cara de porco.”

Carla Gomes

03 de maio, 2018 | 07:52

“que comportamento débil !!!”

Leoncio Simoes

03 de maio, 2018 | 07:26

“E multo triste ver um povo fanatico por um corrupto.”

Envie seu Comentário