
26 de abril, de 2018 | 17:30
Ipatinga reestrutura e apresenta projeto inovador das categorias de base
Para tocar o projeto, o Ipatinga terá um diretor financeiro exclusivo para a base, o empresário Valdir Santos
Wôlmer Ezequiel
Valdir Santos chega para gerir um projeto que pretende revelar novos talentos para o futebol profissional do Tigre

A diretoria do Ipatinga Futebol Clube reuniu a imprensa regional, na manhã desta quinta-feira (26), para anunciar o seu novo projeto: o "Base de Aço". A iniciativa pretende reestruturar o futebol de formação de futuros jogadores impulsionando a escolinha do clube e retomando as categorias de base para a disputa de torneios regionais e nacionais, e futuramente, o Campeonato Mineiro.
O presidente do clube, Cristiano Araújo, citou que, desde que assumiu o clube, há cerca de um ano, existia a discussão em torno da retomada a escolinha de futebol e da montagem das categorias de base. Ao longo desse tempo recebemos propostas e ouvimos vários empresários interessados em tocar esse projeto. Como todos sabem, os clubes de futebol profissional precisam de uma base sólida para se sustentar e é o que estamos fazendo ao criar esse departamento”, explicou o presidente.
Parceiro forte
Para tocar o projeto, o Ipatinga terá um diretor financeiro exclusivo para a base, o empresário Valdir Santos. Fazendo questão de salientar que a proposta será gerida com os pés no chão e sem euforia”, Santos, que é de do Norte de Minas, mas já reside e possui negócios na cidade há décadas (Refrigeração Santos), disse conhecer bem o futebol regional, ressaltando que sempre acreditou no potencial do Tigre.
Vamos trabalhar dentro da realidade. O clube tem uma marca forte. Possui uma estrutura muito boa que permitirá fazer um trabalho consistente”, ponderou o colaborador do clube, acrescentando que o orçamento para este ano é da ordem de R$ 40 mil para trabalhar com a garotada. Ele aproveitou para deixar claro que o trabalho só vai surtir efeito no médio e no longo prazo e com o apoio geral das empresas, imprensa e comunidade. O Ipatinga FC ocupa em regime de comodato as instalações da antiga Associação Atlética Aciaria, no bairro Cariru, tradicional clube da Alameda, famoso por revelar atletas para o futebol profissional.
Outros aspectos positivos mencionados tanto por Cristiano Araújo quanto por Valdir Santos é o bom relacionamento do Ipatinga com os clubes da capital e de outros centros futebolísticos, o que pode auxiliar na decolagem da categoria de base, além de a região ser considerada um celeiro de jogadores, em face dos vários campeonatos municipais em todo o Vale do Aço.
Futebol amador com estrutura profissional
O departamento de futebol amador do Tigre, que compreende a escolinha de futebol para atletas com idade entre 6 e 15 anos e as categorias sub-17 e sub-20, será coordenado por Welmo Moura. Com passagens pelo próprio Tigre, Ideal, Aciaria e Usipa, onde treinou o sub15 e o sub-17, Welmo adianta que a ideia, inicialmente, é valorizar os atletas da região. No pico, quando a base estiver toda estruturada, o clube deverá contar com cerca de 250 atletas, em média, segundo suas projeções.
O coordenador lembra que a categoria de base do Tigre nunca foi uma realidade, por isso entende ser um desafio o trabalho de reestruturar o futebol amador para atender o departamento de futebol profissional do clube. Outro desafio é transformar o Tigre em uma referência para os clubes amadores da região, especialmente os que possuem base. Para isso, os dirigentes entendem que é preciso uma estrutura profissionalizada, garantindo condições para o trabalho ser desenvolvido a contento. Nós temos que estar prontos para receber os atletas, prepará-los e colocar no mercado”, pontuou Welmo.
Na próxima semana, o clube vai lançar uma promoção para atrair alunos para a escolinha de futebol. Outra iniciativa será a parceria com empresários para a criação do bolsa-atleta”, que pretende garantir a manutenção de atletas com potencial para fazer carreira no futebol.
Sobre a definição e técnicos para as categorias de base, Welmo disse que já está estudando alguns nomes ao lado de Aloísio Basílio, veterano profissional que conhece bem o futebol regional.

Gestão com credibilidade
O lançamento do departamento de base é só mais uma das iniciativas da atual diretoria do Ipatinga. O presidente Cristiano Araújo, que assumiu no início do ano passado, tem inovado na função. Antes, atuava nos bastidores como assessor, em paralelo à sua atividade de profissional de marketing. O dirigente espera lograr êxito da mesma forma que obteve em iniciativas recentes, como o acesso ao Módulo B em 2017 com o título estadual e a participação segunda divisão da Federação Mineira nesta temporada (o Ipatinga é o único clube do estado a possuir o título estadual da três divisões do futebol profissional da FMF).
Cristiano, em paralelo ao projeto da base, prepara o profissional em 2019. Inicialmente, realiza visitas de cortesia agradecendo aos parceiros que viabilizaram o projeto no Módulo B, de forma a fechar a temporada sem débitos com fornecedores e profissionais, reforçando assim os compromissos de transparência e credibilidade que ele afirmou logo na primeira entrevista como presidente do Tigre. Esta postura tem rendido elogios e, mais ainda, o compromisso de que os parceiros seguirão no objetivo de levar o clube novamente à elite do futebol mineiro e a disputar a Copa do Brasil e uma das divisões do Campeonato Brasileiro dentro de dois anos.
A atuação de Cristiano vem recebendo elogios e o reconhecimento até mesmo entre os demais dirigentes de clubes do interior, valendo referências em veículos de comunicação e nos bastidores de segmentos ligados ao futebol na capital mineira. "É nosso dever cumprir com os compromissos assumidos, embora seja muito, mas muito difícil mesmo. Mas coloquei isto como meta, senão não seria presidente do Ipatinga. O apoio que recebo dos parceiros e muito inventivo dos milhares de torcedores me fazem continuar lutando por um projeto de médio e longo prazo, que levará o Tigre ao lugar que merece. Não medirei esforços para, juntos, fazermos a marca do Ipatinga Futebol Clube uma das mais lembradas dentro do futebol de Minas Gerais num espaço de tempo bem curto", afirma o dirigente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]