CADERNO IPATINGA 2024

23 de abril, de 2018 | 13:30

Fashion Revolution Vale do Aço realizará com desfile sustentável

Estilistas, costureiras e designers da região transformam jeans velhos e retalhos em peças novas para incentivar reaproveitamento de roupas; Desfile é gratuito

Divulgação
Entre os dias 23 e 27 de abril, o movimento presente em 92 países, desembarca em Timóteo, Fabriciano e Ipatinga Entre os dias 23 e 27 de abril, o movimento presente em 92 países, desembarca em Timóteo, Fabriciano e Ipatinga

Você sabia que 80% dos resíduos têxteis destinados aos aterros poderiam ser reutilizados? Isso significa que, com criatividade, tesoura e aviamentos, é possível “dá vida nova” as peças com defeitos de uso e tempo. Trata-se do upcycling, prática de criar roupa a partir de outras roupas, que ganha espaço entre os adeptos da moda mais sustentável. Se você ainda não ouviu falar deste processo, a Semana Fashion Revolution Vale do Aço é uma boa oportunidade para entender sobre o assunto e colocar um consumo mais ético e consciente em prática.

Entre os dias 23 e 27 de abril, o movimento presente em 92 países, desembarca em Timóteo, Fabriciano e Ipatinga para discutir os impactos da indústria da moda e o que o nosso consumo tem haver com isso. Além de palestras, mostras e debates, este ano, a organização do evento na região inova com a realização de um desfile sustentável, que será realizado no dia 25 próximo, na Fundação Aperam Acesita, em Timóteo. As inscrições são gratuitas pelo site sympla.com.

Designers, costureiras, estilistas e consultores de moda do Vale do Aço aceitaram o desafio e vão apresentar dez looks completos, femininos e masculinos, com peças confeccionadas a partir de jeans que seriam descartados neste desfile.

“Queremos mostrar que é possível usar retalhos de forma criativa e transformar jeans velhos em peças atuais, com modelagens modernas e únicas”, pontua a consultora de imagem e voluntária Nádia Cristina Oliveira.

Junto à sua mãe e costureira, Maria Lúcia, elas reutilizaram cinco calças, retalhos de vários tamanhos e uma sacola de viagem para a confecção de uma saia, duas blusas e uma bermuda. A organização estima o reaproveitamento de pelo menos 50 calças jeans na confecção das peças para o desfile sustentável. Pode parecer pouco, mas só esta iniciativa significa a economia de 190 mil litros de água, volume suficiente para consumo e higiene de uma pessoa diariamente por quatro anos (são necessários 110 litros de água por dia por pessoa, segundo a ONU).

VERSÁTIL, DURÁVEL E POLUENTE

É bem difícil que alguém não possua pelo menos uma calça jeans em seu guarda-roupa. É uma peça democrática e durável, mas também uma das mais poluentes do vestuário. A produção do denin, tecido de algodão base do jeans, consome produtos químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e muita energia. Para a lavagem de uma única peça são emitidos 32,5 kg de gás carbônico, energia necessária para assistir a uma TV de plasmas por 318 horas seguidas. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Levi’s no ano de 2009.

“Dentro da programação, o desfile é uma ação para inspirar e mostrar, na prática, que é possível dar uma nova utilidade para o que seria descartável, reaproveitar o que tem no guarda-roupa ao invés de descartar. Escolhemos o jeans, um material bastante poluente, mas também por ser uma peça básica, fácil de ser encontrada e transformada”, explica a designer e advogada Patrícia Barbosa, representante do Fashion Revolution no Vale do Aço.

Ela também antecipa que a sensibilização para a causa está apenas começando com a Semana Fashion Revolution na região. “Vamos buscar parcerias com entidades na região para expor estas peças em espaços públicos e galerias. Trata-se de uma discussão importante que não se esgota ao final da programação. As pessoas – consumidores, empresários, lojistas, todos – precisam saber dos impactos da cadeia produtiva da moda, questionar ‘quem fez as minha roupa’ e buscar um consumo mais responsável e justo”, finaliza.

SERVIÇO:
Desfile Sustentável – Fashion Revolution
Quarta-feira, 25/4
20h – Fundação Aperam, Centro Comercial de Acesita – Timóteo.
140 vagas lugares. Inscrições gratuitas pelo Sympla.



MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário