DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

23 de abril, de 2018 | 12:14

Cenibra Fazendo Escola

Projeto de Educação Ambiental cria multiplicadores da proteção da natureza

O Projeto de Educação Ambiental Escola de Vida promoveu este mês, em Santo Antônio de Itambé, o primeiro encontro do projeto, com 100 docentes do município e também vindas de Senhora do Porto.

Além da apresentação das etapas a serem trabalhadas durante o ano, bem como um histórico da iniciativa que possui mais de 20 anos, foi abordado o tema Fauna e Flora Regionais, Os Seres Vivos em seu próprio direito.

O objetivo do Escola de Vida é disseminar a consciência ambiental e a valorização da natureza. Desenvolvido desde 1996, junto com a Fundação Relictos, o projeto consiste na capacitação de professores do 1º ao 6º ano das séries iniciais do ensino fundamental das escolas localizadas nos municípios de atuação da Cenibra.

Isso acontece ao longo de um ano, por meio da discussão e desenvolvimento de conceitos sobre o meio ambiente e métodos de sensibilização e divulgação junto aos estudantes.

Divulgação/ACS Cenibra
Integrantes do Escola de Vida em Santo Antônio do ItambéIntegrantes do Escola de Vida em Santo Antônio do Itambé
O projeto é desenvolvido em módulos com temas distintos, realizados sob a forma de seminários. Dentre os temas abordados estão: Ecologia e Saúde Integrais; Ecologia do Cotidiano: A escola e a comunidade; Ética e direitos humanos; Água, mudanças climáticas e biodiversidade; Aspectos Ambientais, Econômicos e Sociais do Cultivo do Eucalipto.

Olhar diferente
“O Projeto Escola de Vida oferece aos professores uma forma diferente de trabalhar o tema meio ambiente. Percebe-se que nele está presente a ludicidade, músicas, dinâmicas, enfim, tudo que o ambiente escolar precisa para se tornar um ambiente agradável a acolhedor”, avalia Lúcia Aparecida Santos, Secretária Municipal de Educação de Santo Antônio do Itambé.

No corre-corre do dia a dia, os professores muitas vezes entram em uma rotina escolar em que as crianças preferem mais ficar em casa do que estudar. A escola deixa de ser atrativa e a criança acaba perdendo o interesse pelos estudos.

O projeto Escola de Vida traz uma nova reflexão sobre o papel do professor como agente multiplicador sobre a importância de promover a educação ambiental, sensibilizar os alunos quanto ao seu papel na preservação do meio ambiente.

Para a professora Sonilde dos Santos, de Santo Antônio do Itambé, o primeiro encontro do projeto proporcionou um conhecimento esclarecedor e inovador sobre o meio ambiente. “É um projeto dinâmico, mostra como levar o conhecimento e as informações aos nossos alunos de forma lúdica.

Agradecemos à Cenibra pela iniciativa, pois moramos em uma cidade de natureza exuberante e precisamos muito nos conscientizar sobre preservação da nossa riqueza natural. Espero que juntos possamos conscientizar nossas crianças sobre a importância ambiental”, conclui.

“A Educação Ambiental é instrumento real de transformação do sonho da sustentabilidade, gerando um mundo melhor. Desde o início, foram mais de 2 mil professores formados e mais de 400 escolas envolvidas”, esclarece Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário