18 de abril, de 2018 | 16:00

Semana da Química aguça curiosidade de estudantes no Parque da Ciência

O objetivo é mostrar, na prática, o que os estudantes estão aprendendo em sala de aula, por meio do tema “A Química está em tudo”

Secom PMI
Os alunos acompanham com olhares atentos a exposição prática de química Os alunos acompanham com olhares atentos a exposição prática de química

A IV Semana da Química, realizada pela Secretaria de Educação de Ipatinga (SME), movimenta o Parque da Ciência, anexo ao Parque Ipanema, até esta sexta-feira (20). A atividade é voltada para cerca de 240 educandos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é mostrar, na prática, o que os estudantes estão aprendendo em sala de aula, por meio do tema “A Química está em tudo”.

As visitas se iniciam a partir de uma exposição teórica “A química para um mundo melhor”. Nos cartazes, os alunos visualizam exemplos físicos de como a química pode ser abordada em diversos segmentos, como a tecnologia, no esporte, na alimentação, nos corantes, na natureza, na fabricação de plásticos e nas pesquisas históricas. Nesta parte, ainda são esclarecidas as dúvidas e eles podem fazer um reconhecimento do local.

Em seguida, eles participam do “Show da Química”. Professores mostram, por meio de exposição prática, algumas reações químicas com materiais que são conhecidos do cotidiano de cada um. Logo após, os alunos participam de uma breve competição, pela qual são desafiados a conhecer um pouco dos elementos químicos e associá-los aos objetos exemplificados no “Jogo da Química”.

“Considerando que a química é um dos pilares do desenvolvimento econômico e tecnológico mundial, seria difícil apontar um setor onde ela não está presente em nosso cotidiano. Por isso, resolvemos abordar o tema de forma mais efetiva. Queremos despertar a curiosidade e o interesse dos nossos alunos por esta disciplina, tão vasta em experimentos e reações, e que faz parte do nosso cotidiano”, pontua a secretária de Educação, Eva Sônia Rodrigues.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário