
09 de abril, de 2018 | 21:42
Vereadores pressionam governo a rever valores cobrados nas guias de IPTU e lixo
Ipatinguenses reclamam de disparada nos valores cobrados por imposto encargo anual
Os vereadores da Câmara de Ipatinga reuniram-se nesta segunda feira (9), na sala do presidente Nardyello Rocha, para solicitarem, por unanimidade, ao Executivo que revisasse as cobranças das taxas de lixo e imposto predial e territorial Urbano (IPTU) recém enviadas para as residências de Ipatinga.Todos os vereadores foram procurados por moradores que alegam aumentos abusivos nas cobranças e, por isso mesmo, intermediaram junto ao Executivo, para que realizasse a anulação das cobranças, haja vista que as reclamações são procedentes.
A disparada nos valores também já tinha sido alvo de reclamações levadas à redação do Diário do Aço. A título de exemplo, o leitor C.A.L. proprietário de um imóvel residencial no bairro Iguaçu, explica que em 2017 o valor da Taxa de Recolhimento de Lixo era de R$ 23,85 e, esse ano, a cobrança é de R$ 152,75.
Remissão
Os vereadores decidiram, ainda, que o Legislativo cobrará do Executivo ainda, que envie em caráter de urgência, um projeto de lei para a Câmara dando remissão de juros e multas aos munícipes que se encontram inscritos na dívida ativa do município.
Na crise em que vivemos temos que fazer de tudo para facilitar a vida das pessoas de bem que querem andar em dia com suas contas mas não estão conseguindo. É nosso dever ser intermediador dos desejos da população que quer andar em dia com suas contas e que nem sempre consegue”, ponderou Nardyello Rocha, em nome dos vereadores.
Divulgação
Vereadores querem revisão nos valores do IPTU e Taxa de Recolhimento de Lixo, cujas guias estão sendo entregues aos proprietários de imóveis na cidade

Suspensão
Em nota, a Prefeitura de Ipatinga informou ao Diário do Aço que a cobrança do IPTU está suspensa de modo temporário.
Tendo em vista os questionamentos surgidos quanto aos valores cobrados nas guias de IPTU 2018 em Ipatinga, relativos à Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), a Administração Municipal determinou nesta segunda-feira (9), a suspensão temporária das cobranças que têm vencimento a partir de 8 de maio. Uma avaliação será feita por uma equipe técnica de modo a verificar a procedência das reclamações”, informa a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Osmarilda Alves Resende
08 de agosto, 2018 | 15:54Meu Deus!! Sou filha de Ipatinga. Nunca vir tanta falta de respeito com a população. Antes chegava uma via única do IPTU o valor era acessível e era dividido com todos q moravam no imóvel. Agora São uma guia parada família q moram no mesmo imóvel e além disso o valor tá fora da realidade q estamos vivendo em Ipatinga. Estamos lutando para sobreviverem. Porque falta emprego. Falta oportunidade.
Se não bastassem ainda constam taxa de lixo!? Agora eu pergunto;
Com qual dinheiro o povo vão pagarem
Todas esses impostos? Sim, porque já não temos mais nem dignidade para vivemos aqui.
Falta tudo. Quem pode vai embora e quem não pode fica vivendo de ajuda 😢
Senhores políticos; o povo primeiro precisam de empregos. Saúde e muito respeito.
Antes de enviar os impostos, verificam se essa família terão onde tirar o dinheiro. Pense bem....”
João da Silva Pereira
10 de abril, 2018 | 17:50ESTOU COM A LEDA MARIZA, PAGAMENTO SÓ DEPOIS DE DEFINIDO OU SEJA VOLTAR PARA O VALOR REAL.”
Ricardo
10 de abril, 2018 | 15:40Lembrem se cidadãos de Ipatinga; Os políticos que ali estão, foram eleitos pelos votos dos senhores.
Falo com propriedade, pois, há muito, meu voto nbão ajuda a eleger nenhum desses pseudos políticos.”
Curioso
10 de abril, 2018 | 10:48É no mínimo curioso que os mesmos vereadores que aprovaram estes aumentos, agora pedem a revisão destes.
Será que é porque a notícia do abuso teve repercussão oriunda da divulgação através das redes sociais?
Se a notícia não tivesse se espalhado, seria mais uma aprovação da Câmara com o mero intuito de onerar ainda mais o cidadão, contribuinte, que já anda há tempos sobrecarregado de tributos.
Mas é inevitável questionarmos quantos pleitos, que só prejudicam o cidadão de bem e, de outro lado, beneficiam políticos corruptos, são aprovados diariamente sem o amplo conhecimento da população, só na surdina.
Precisamos acompanhar mais o trabalho do nosso legislativo! #Fica a dica!!!”
Marcio
10 de abril, 2018 | 10:13O ALMENTO FOI VOTADO E APROVADO PELA MAIORIA DOS VERADORES, INCLUINDO O PRESIDENTE DA CAMARA, agora que posar de bons moço!”
Leda Mariza
10 de abril, 2018 | 08:09Na minha opinião o povo não deverá pagar até que abaixem, é um absurdo,
a minha lojinha esta fechada e no ano passado paguei 17,00 reais e este ano eles estão cobrando 399,94.
É um afronto abusivo e desrespeitoso.
O melhor caminho é acionar o Procon.
Atenc.
Leda”