08 de abril, de 2018 | 10:36

PMI realiza Censo Arbóreo

Administração planeja fazer o plantio de mais 12 mil mudas ainda este ano

Divulgação/Secom PMI
Alunos da Escola Municipal Paulo Freire plantam mudas nas margens da Lagoa do bairro PlanaltoAlunos da Escola Municipal Paulo Freire plantam mudas nas margens da Lagoa do bairro Planalto
A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), trabalhando em parceria com a concessionária de serviços Infrater, pretende atingir ainda este ano um total de 12 mil novas mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas das mais variadas espécies, como sapucaia, amora, calabura, sete-cascas, ingá e outras. Em 2017, foram 7 mil.

Além de assegurar o bem-estar da população com o sombreamento, as árvores contribuem para proteger e manter em melhores condições o curso hídrico, ajudando a controlar a erosão do solo e evitando o assoreamento e poluição dos cursos d’água.

Um dificultador na manutenção destes espaços verdes tem sido o vandalismo praticado por pessoas que arrancam, quebram ou furtam as espécies nativas, frutíferas e ornamentais tão logo são plantadas. A ação de animais de grande porte, como bovinos e equinos, que pisoteiam e às vezes chegam a devorar as folhagens das árvores, também provoca a destruição das mudas.

Censo Arbóreo
Visando manter um corredor verde na cidade, a Sesuma (PMI) também está fazendo o Censo Arbóreo do município, que visa identificar e catalogar as espécies e quantificar as que já estão plantadas na área urbana em passeios, praças e parques. O censo mostra também as condições de saúde das árvores e se os passeios onde estão são apropriados para elas.

Divulgação/Secom PMI
Equipes da Infrater trabalham no plantio de árvores nas margens do ribeirão IpanemaEquipes da Infrater trabalham no plantio de árvores nas margens do ribeirão Ipanema
Como parte do levantamento, que deve prosseguir até o mês de dezembro, os técnicos reunem dados das espécies e também identificam em que calçadas não há árvores plantadas. Os moradores são abordados para identificar seu interesse no plantio de uma espécie adequada ao tipo de calçada.

“O trabalho de abordagem tem sido feito nas calçadas com mais de 2 metros, onde não se identifica a presença de árvores. O serviço é sem custo para o morador. A partir do interesse manifestado, é preenchido um formulário e o plantio é programado.

O morador ainda recebe informações técnicas sobre os cuidados a serem tomados com a espécie a ser plantada. Assim, queremos garantir que Ipatinga continue sendo referência nacional em arborização, envolvendo a população no programa de recuperação de áreas degradadas para que nos ajude a cuidar e manter os espaços verdes”, diz o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves.

A realização do Censo permite ainda um trabalho preventivo. Na temporada de chuvas, foi mínima a ocorrência de queda de árvores em Ipatinga, em relação à grande quantidade de espécies existentes na cidade. Além de tornar a cidade mais bonita, a arborização ameniza a temperatura e os ventos, diminui a propagação de ruídos, serve de abrigo e alimento para várias espécies de pássaros e outros pequenos animais.

Divulgação/Secom PMI
Arborização da avenida João Lourenço Alves, entre os bairros Vila Formosa e LimoeiroArborização da avenida João Lourenço Alves, entre os bairros Vila Formosa e Limoeiro
Paisagem urbana
Gilmar Luciano salienta que, devido à sua complexidade, a paisagem urbana vem sofrendo diversas alterações, tornando-se fundamental um planejamento adequado que resulte em conservação paisagística, convivência harmoniosa dos habitantes com os componentes urbanos e melhoria da qualidade de vida.

Por isso a Prefeitura dispõe, no Viveiro Municipal, de cerca de 18 espécies adequadas para serem plantadas exclusivamente nos passeios da cidade. A avaliação é necessária, pois as árvores usadas para recuperar uma nascente ou mata ciliar são diferentes das espécies mais apropriadas para as calçadas, que precisam levar em conta fatores como fiações elétricas ou telefônicas, entradas de garagem, postes de iluminação e sinalização de trânsito.

Mas a comunidade deve ter consciência na implantação e manutenção destas árvores. Respeitar o diâmetro necessário a ser deixado na calçada no momento do plantio, para seu melhor desenvolvimento, evitando fazer o seu estrangulamento. Assim, ao crescer, ela não irá danificar o passeio.

“Por isso é tão importante o morador buscar a informação técnica no Departamento de Meio Ambiente, sobre cuidados e poda das árvores. Queremos resgatar o interesse do munícipe no plantio, pois há casos de bairros na cidade que correm o risco de ficar desertos se a supressão prosseguir sem que novas mudas sejam plantadas em substituição”, observa o secretário.

Corte e poda
Para solicitar informações técnicas ou pedidos de corte e poda de árvores, o cidadão deve ligar para o Departamento de Meio Ambiente (Demam) da PMI, telefone 3829-8079. Os cortes de árvores são feitos nas áreas públicas onde haja danos à infraestrutura, como calçadas, redes de água e esgoto, muros, impedimento de passagem em passeios, edificações comprometidas, risco iminente de quedas e condições fitossanitárias da árvore.

Nas áreas particulares é feita a avaliação para liberação de corte ou poda, e o cidadão arca com o custo e a destinação correta dos resíduos, podendo ser autuado caso o serviço seja feito sem a devida licença.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário