08 de abril, de 2018 | 10:13

Parcerias que transformam

Cenibra e comunidades desenvolvem uma positiva simbiose

Divulgação/ACS Cenibra
Usina de compostagem em Peçanha ajuda na proteção ambientalUsina de compostagem em Peçanha ajuda na proteção ambiental
O Instituto Cenibra e a Prefeitura de Peçanha firmaram uma parceria para aquisição de material para cercar a usina de Triagem e Compostagem (UTC) de Lixo do município. A iniciativa reforça a parceria do Instituto junto ao poder público para a adoção de práticas efetivas de proteção ambiental.

Para a criação de uma UTC é necessário elaborar um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU), documento que aponta e descreve as ações relativas ao tratamento a ser dado aos resíduos sólidos urbanos, contemplando a geração, segregação, acondicionamento, coleta (convencional e/ou seletiva), transporte, tratamento, disposição final e a proteção à saúde pública.

A partir de uma política adequada de triagem e destinação dos resíduos, os municípios agem em harmonia com a política nacional de resíduos sólidos e contribuem para a sustentabilidade. A Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) oferece o apoio técnico necessário aos municípios na implantação de sistemas de disposição de resíduos e condições para viabilização do processo de regularização ambiental.
 
Divulgação/ACS Cenibra
Reunião com comunidade do Macuco, em São Domingos do PrataReunião com comunidade do Macuco, em São Domingos do Prata
Água
Neste mês, a Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata e a Cenibra se reuniram com moradores da Comunidade Macuco para discutir a possibilidade de parceria para melhoria do sistema de captação de água, recuperação, plantio de espécies nativas e cercamento da nascente que abastece a comunidade.

Os moradores puderam esclarecer as dúvidas sobre o Projeto do Plantio Alemão/Alemãozinho da Cenibra, iniciado em 2015. Para a nova parceria, será estudada a viabilidade da ação, o escopo da atuação e o cronograma e responsabilidades.

Uma parceria da Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Santa Cruz (Aprafasc), Instituto Cenibra, Sindicato Rural de Governador Valadares e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, levou aos produtores rurais de Periquito um curso de recuperação e proteção de nascentes.

Divulgação/ACS Cenibra
Alunos das escolas públicas participaram do concurso de redaçãoAlunos das escolas públicas participaram do concurso de redação
Redação 
O início de abril também foi marcado pela premiação do concurso de redação, que teve como tema Água, bem precioso. Foram premiados:

- Escola Municipal Bom Jesus do Bagre (Belo Oriente - Bom Jesus do Bagre)
3º lugar: Joice Kelly Maia / Prêmio: Mochila
2º lugar: Cauã Ângelo da Silva / Prêmio: Mochila
1º lugar: Yasmim Caroline Sá / Prêmio: Bicicleta

- Escola Municipal João Gonzaga dos Reis (Pingo D’água)
3º lugar: Jhenyfer S. de L. Silva / Prêmio: Mochila
2º lugar: Igor de Souza Rocha / Prêmio: Mochila
1º lugar: Raphael Gomes Oliveira / Prêmio: Bicicleta

- Escola Estadual João Paulo II (Bom Jesus do Galho – Revés do Belém)
3º lugar: Leandrel Cairo Silva de Almeida / Prêmio: Mochila
2º lugar: Lara Stefany Soares Damasceno / Prêmio: Mochila
1º lugar: Rayct Henrique de Amorim Sena / Prêmio: Bicicleta
 
Divulgação/ACS Cenibra
As parcerias da Cenibra com comunidades geram desenvolvimentoAs parcerias da Cenibra com comunidades geram desenvolvimento
Agricultura
O contrato de parceria agrícola com a Associação Comunitária de Boa Vista, no distrito de Bom Jesus da Boa Vista, no município de Virginópolis, foi renovado. O projeto contempla 11 famílias em uma área de 12 hectares, com produção de milho e feijão. Atualmente, o Instituto Cenibra mantém áreas em seis municípios: Belo Oriente, Caratinga, Coluna, Ipaba, Santana do Paraíso e Virginópolis.

São cerca de 290 hectares, beneficiando cerca de 390 famílias através do plantio de hortaliças, milho, leguminosas e feijão. A Cenibra cede a área da empresa visando gerar alternativas de trabalho para produtores rurais e fixar o homem no campo, além de contribuir para que eles possam requerer aposentadoria.

“O Instituto Cenibra acredita em parcerias efetivas para a transformação da sociedade, de forma a contribuir para o desenvolvimento integrado e a preservação ambiental”, explica a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Leida Hermsdorff Horst Gomes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário